Memória e esquecimento: os currais da seca no Ceará à luz da Semiótica Cultural

Autores

  • Lya Brasil Calvet Universidade Federal do Ceará
  • Beatriz Rabelo Cavalcante Universidade Federal do Ceará
  • Vagner Gonzaga Sales Tabosa Universidade Federal do Ceará (UFC)

Palavras-chave:

Semiosfera, Semiótica da Cultura, Campos de Concentração, Seca, Ceará

Resumo

Em 1932, a seca no estado do Ceará levou uma massa de vítimas a saírem do interior em busca de melhores condições de vida na capital, Fortaleza. Com a intenção de impedir sua chegada, o governo do estado criou diversos campos de concentração nas regiões que circundam a capital. Posteriormente, às almas dos flagelados foram creditados milagres e bênçãos, que originaram uma cultura própria em torno das ruínas dos campos, como a procissão Caminhada da Seca. Para compreender esse fenômeno cultural e a sua sobrevivência até os dias atuais, o conceito de Semiosfera (Lotman, 1990) se apresenta como ferramenta teórica. Nosso corpus de análise consiste em obras artísticas motivadas pelo episódio histórico e pelas procissões: o filme Currais (2019), a série de esculturas Flagelados da Barragem (2012) e o ensaio fotográfico Caminhada das Almas (2019), consideradas formas de tradução e permanência cultural.

Biografias Autor

Lya Brasil Calvet, Universidade Federal do Ceará

Lya Calvet é designer e quadrinista. É graduada em Design e mestranda em Comunicação, ambos pela Universidade Federal do Ceará (UFC). Trabalha como professora substituta no curso de Design da UFC na área de projeto. Pesquisa relações entre histórias em quadrinhos, semiótica e obras abertas. Possui experiência de pesquisa-ação em didática e participa do grupo de pesquisa Oficina Invisível de Investigação em Quadrinhos, vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Comunicação da UFC.

Beatriz Rabelo Cavalcante, Universidade Federal do Ceará

Beatriz Rabelo é jornalista e mestranda em Comunicação Social pela Universidade Federal do Ceará (UFC), com foco na Linha de Pesquisa 1 "Fotografia e Audiovisual". Na graduação, participou como bolsista remunerada do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (PIBIC) da UFC. Como Trabalho de Conclusão de Curso apresentou o projeto transmídia "Atravessamentos Urbanos: Olhares cinematográficos sobre Fortaleza". Tem interesse nas áreas de comunicação, paisagens urbanas, história da arte e fotografia.

Vagner Gonzaga Sales Tabosa, Universidade Federal do Ceará (UFC)

Designer, graduado em Comunicação Social - Publicidade e Propaganda pela Universidade Federal do Ceará (UFC) e atualmente mestrando no Programa de Pós-Graduação em Comunicação (PPGCOM/UFC). Sua pesquisa acadêmica gira em torno dos rostos mediados digitalmente po filtros nas redes sociais e sua influência na construção de identidades online. É integrante ativo do IMAGO - Laboratório de Estudos de Estética e Imagem (UFC). É bolsista remunerado pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES).

Referências

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Publicado

2023-07-31

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Artigos