Luz artificial: questões de autoria e escritura na pesquisa em Comunicação
Palavras-chave:
Escrita de si, autoria, escritura, ficções teóricasResumo
Redigido em primeira pessoa, de modo fragmentário, o ensaio problematiza questões de autoria e escritura na pesquisa em Comunicação. Discute, ao início, um lançamento literário recente: o livro Sol Artificial, do argentino J. P. Zooey (2020). A partir daí, busca contrapontos e ressonâncias ilustrativas – algumas quase anedóticas – entre autores referenciados em nossa área, mais populares no âmbito das Ciências Sociais e das Humanidades. Na medida em que os fragmentos se articulam, organiza-se a hipótese de que a Epistemologia da Comunicação não estará completa sem uma eventual epistemologia da escrita.Referências
ADORNO, Theodor. O ensaio como forma. In: Notas de Literatura I. São Paulo: Editora 34, 2003, p. 15-45.
AZEVEDO NETO, Joachin. A noção de autor em Barthes, Foucault e Agamben. Floema – Ano VIII, n. 10, p. 153-164, jan./jun. 2014.
BAITELLO JÚNIOR, Norval. Existências Penduradas. Selfies, retratos e outros penduricalhos. São Leopoldo: Ed. Unisinos, 2019.
BARTHES, Roland. O Rumor da Língua. São Paulo: Martins Fontes, 2004.
BENJAMIN, Walter. A Arte de Contar Histórias. São Paulo: Hedra, 2018.
COLQUHOUN, Matt. Egreso. Sobre comunidad, duelo y Mark Fisher. Buenos Aires: Caja Negra, 2021.
DEAN, Mitchell.; ZAMORA, Daniel. The Last Man Takes LSD. Foucault and the end of revolution. London, New York: 2021.
DI CHIARA, Jéssica. O filósofo e o contista Walter Benjamin. Resenha. ArteFilosofia – Revista do Programa de Pós-Graduação em Filosofia da UFOP, n. 26, julho de 2019, p. 280-286. ISSN: 2526-7892.
ECO, Umberto. Os Limites da Interpretação. São Paulo: Perspectiva, 2015.
FOUCAULT, Michel. O que é um autor? In: Ditos e Escritos III: Estética: literatura e pintura, música e cinema. Tradução de Inês Barbosa. Rio de Janeiro: Forense, 2011.
JÚNIOR, José Geraldo S.; MICKUS, Rodrigo. Os demônios de Nick Land: uma especulação introdutória sobre aceleração e hiperstição. Das Questões, [S. l.], v. 12, n. 1, 2021. Disponível em: https://periodicos.unb.br/index.php/dasquestoes/article/view/34909. Acesso em: 24 fev. 2022.
KITTLER, Friedrich. A história dos meios de comunicação. In: LEÃO, L. O Chip e o Caleidoscópio: reflexões sobre as novas mídias. São Paulo: SENAC, 2005, p. 73-100.
KRAPP, Peter. Comunicação secreta e história da criptologia: um desafio para as Humanidades Digitais. TECCOGS – Revista Digital de Tecnologias Cognitivas, n. 21, jan./jun. 2020, p. 146-165. Tradução de Eduardo Harry Luersen.
KUHN, Thomas. A Estrutura das Revoluções Científicas. São Paulo: Perspectiva, 1989.
LANÇON, Phillipe. O Retalho. São Paulo: Todavia, 2020.
MARTIN, Nastassja. Escute as Feras. São Paulo: Editora 34, 2021.
MARTINO, Luís. Teorias da Comunicação: muitas ou poucas? Cotia – SP: Ateliê Editorial, 2007.
PRECIADO, Paul Beatriz. Testo Junkie. Sexo, drogas e biopolítica na era farmacopornográfica. São Paulo: N-1 Edições, 2018.
_______. Um Apartamento em Urano. Crônicas da travessia. Rio de Janeiro: Zahar, 2020.
NELSON, Maggie. Argonautas. Belo Horizonte: Autêntica, 2017.
SILVA, Alexandre Rocha da; COLLING, Giovana; ABREU, Luis Felipe. A estrutura grafemática da Comunicação: notas de um pensamento comunicacional em Jacques Derrida. Trabalho apresentado ao Grupo de Trabalho Epistemologia da Comunicação do XXIX Encontro Anual da Compós, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, Campo Grande – MS, 23 a 25 de junho de 2020.
SILVEIRA, Fabrício. Mecanosfera / Monoambiente. Porto Alegre: Zouk, 2020.
_______. Hiperstição e geotrauma em Cyclonopedia. Complicity with anonymous materials, de Reza Negarestani. Revista Semeiosis: Semiótica e Transdisciplinaridade. Edição especial Pandemia, efeitos simbólicos e hiperconectividade, São Paulo / SP, v. 09, n. 02, dez. 2021.
_______. “‘Qualquer coisa serve’: Paul Feyerabend e a ciência anárquica da Comunicação”. Trabalho apresentado no GP Teorias da Comunicação, XXXI Encontro dos Grupos de Pesquisas em Comunicação, evento componente do 44o Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação – INTERCOM, realizado em Pernambuco, Recife, de 04 a 09/10/2021. Evento realizado em modalidade virtual, 2021b.
_______. Escrita do acidente. Edição: Ricardo Machado. Disponível em: https://www.ufrgs.br/corporalidades/a-escrita-do-acidente/. Acesso em: 05 mar. 2022.
ZOOEY, J. P. Sol Artificial. São Paulo: DBA, 2020.
Downloads
Publicado
Edição
Secção
Licença
Direitos de Autor (c) 2023 Eikon
Este trabalho encontra-se publicado com aLicença Internacional Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 3.0.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores conservam os direitos de autor e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite a partilha do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir o seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).