Semiótica crítica: o visível e o enunciável
Palavras-chave:
Comunicação, Discurso, Visível, Enunciável, Semiótica CríticaResumo
Este artigo insere-se no campo das teorias da comunicação não-hermenêuticas, voltadas aos estudos dos agenciamentos que produzem os signos a partir dos quais a comunicação se torna acontecimento. Tem o propósito geral de demonstrar criticamente em que medida as teorias semióticas, repensadas à luz de Michel Foucault, podem contribuir para que se reconheçam os modos como o campo da comunicação, por um lado, enuncia-se e, por outro, torna-se visível. Em sua proposta metodológica, este texto apresenta uma arqueologia dos conceitos de comunicação a partir dos dispositivos que os tornam visíveis e/ou enunciáveis. É possível reconhecer que os regimes de visibilidade e dizibilidade não se desenvolvem sempre na mesma temporalidade. Pelo contrário, eles criam séries que lhes são específicas e que, ocasionalmente, se cruzam produzindo algo raro: o acontecimento comunicativo, em uma primeira instância, e sua subsequente institucionalização.Referências
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