Semiótica crítica: o visível e o enunciável

Autores

Palavras-chave:

Comunicação, Discurso, Visível, Enunciável, Semiótica Crítica

Resumo

Este artigo insere-se no campo das teorias da comunicação não-hermenêuticas, voltadas aos estudos dos agenciamentos que produzem os signos a partir dos quais a comunicação se torna acontecimento. Tem o propósito geral de demonstrar criticamente em que medida as teorias semióticas, repensadas à luz de Michel Foucault, podem contribuir para que se reconheçam os modos como o campo da comunicação, por um lado, enuncia-se e, por outro, torna-se visível. Em sua proposta metodológica, este texto apresenta uma arqueologia dos conceitos de comunicação a partir dos dispositivos que os tornam visíveis e/ou enunciáveis. É possível reconhecer que os regimes de visibilidade e dizibilidade não se desenvolvem sempre na mesma temporalidade. Pelo contrário, eles criam séries que lhes são específicas e que, ocasionalmente, se cruzam produzindo algo raro: o acontecimento comunicativo, em uma primeira instância, e sua subsequente institucionalização.

Biografias Autor

Jamer Guterres de Mello, Universidade Anhembi Morumbi

Professor titular do Programa de Pós-Graduação em Comunicação da Universidade Anhembi Morumbi. Doutor em Comunicação pelo PPGCOM-UFRGS, com Pós-Doutorado (PNPD-CAPES) pelo PPGCOM-UAM. Coordenador da Rede de Pesquisa Teoria de Cineastas e líder do GRUPIC – Grupo de Pesquisa Imagens em Conflito: Estética e Política no Cinema do Oriente Médio (DGP-CNPq). Autor dos livros “Semiótica crítica e as materialidades da comunicação” (UFRGS, 2020) e “A(na)rqueologias das Mídias” (Appris, 2017).

Alexandre Rocha da Silva

IN MEMORIAN: Bolsista Produtividade CNPq. Professor do Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Informação (UFRGS). E-mail: arsrocha@gmail.com.

Referências

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Publicado

2023-07-31

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Artigos