Ensaio Visual - Livro-Vídeo: criação de uma obra híbrida
Palavras-chave:
livro de artista, narrativa visual, vídeo, audiovisual, tradução intersemióticaResumo
Esse ensaio audiovisual teve como objetivo indagar o livro de artista na transposição para a linguagem vídeo, se debruçando a pensar sobre o ir e vir do olhar e suas possibilidades exploratórias na passagem intermidiática. O desafio foi uma espécie de jogo, numa insistência em explorar combinações, brincar com modos de dar visualidade ao performar um livro de artista, intencionando efeitos ao mesmo tempo, encantando-se com os acasos. Dançar conforme o livro pede, filmar conforme o ritmo dado pela poética contida no livro. Editar, editar, exaustivamente editar; sobrepor, destacar, inventar um novo livro dentro do vídeo. Deixar brotar outras formas e devolver ao matérico aquilo captado pelo vídeo e pelas operações de edição própria da linguagem audiovisual. Várias operações entre o ver, o mostrar, instigar e apurar o olhar alheio, destacar e conduzir uma viagem dentre tantas possíveis leituras de um livro.
[VÍDEO]
Referências
PLAZA, J. Tradução intersemiótica. São Paulo: Perspectiva, 2003.
EISENSTEIN, Serguei. Palavra e Imagem. In: O Sentido do Filme. Trad. de Teresa Ottoni. Rio de Janeiro: Zahar, 2002
Downloads
Publicado
Edição
Secção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores conservam os direitos de autor e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite a partilha do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir o seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).