Cidade-babel e a diáspora brasiliense:
cinema direto e testemunho em Fala Brasília (Nelson Pereira dos Santos, 1966)
Resumo
No curta-metragem Fala Brasília (Nelson Pereira dos Santos, 1966) a capital brasileira é retratada como espaço de encontro de culturas, um estudo de caso da diáspora brasileira que marca a modernização e a urbanização contraditórias do país ocorridas ao longo do século XX. Argumentamos que o tipo de arranjo fílmico produzido - um dispositivo simples de encontro filmado que se estabelece entre personagens - evoca a tradição do cinema verité francês em sua inclinação ao encontro com o real mediado por certa performatividade da experiência social. Ao recusar o uso da narração, o filme nos permite colocar sob tensão a leitura do modelo sociológico, consagrada explicação da história do documentário brasileiro que tem a obra de Jean-Claude Bernardet como ponto de referência. Propomos que Fala Brasília antecipa preocupações estéticas e políticas que seriam aprofundadas pelo documentário brasileiro ao longo do década de 1970.
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