Flutuar entre as imagens: Purple sea e as vidas migrantes à deriva
Mots-clés :
refugiados, migrantes, imagens, hospitalidade, experiência limítrofeRésumé
O artigo se propõe a pensar, a partir do documental Purple sea (2020), dirigido por Amel Alzakout e Khaled Abdulwahed, sobre os registros visuais realizados por Alzakout quando o barco em que ela estava indo, da Síria para Grécia, afunda. A diretora, mesmo à deriva em mar aberto e juntamente com outros refugiados/migrantes, empunha a sua câmera e filma, através de enquadramentos trêmulos e desnorteados, os momentos de desespero e incerteza das vidas migrantes à deriva. Para além de uma proposta baseada no conceito de visualidade háptica para analisar as imagens que o documental nos apresenta, o artigo também buscará discutir as concepções acerca da ideia de hospitalidade, à luz dos refugiados e migrantes a partir dos desdobramentos filosóficos de Jacques Derrida, Georges Didi-Huberman, Marielle Macé e Gilles Clément.Références
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