A parcialidade do ouvir por perto

Auteurs

  • Marina Costin Fuser

Résumé

O Cinema de Trinh T. Minh-ha: Intervalos entre Antropologia, Cinema e
Artes Visuais, de Gustavo Soranz (2019), lança luz sobre um cinema de invenção bastante sofisticado, embora pouco explorado. Os filmes da cineasta e teórica vietnamita não circulam pelo circuito comercial, sendo mais acessado em museus do que em salas de cinema. Mas por outro lado é um cinema que causa impacto por onde passa, provocando fascinação e estranheza em diversos lugares, chamando a atenção de teóricos proeminentes do cinema. Os filmes tocaram Soranz, que os dedicou sua tese de doutoramento. O autor vive em Manaus, onde a recepção e as referências são bastante diferentes do contexto da Califórnia, onde vive Trinh, ou do continente asiático, onde os filmes ficaram bastante conhecidos. As veias abertas latino-americanas suscitam novas leituras, novas margens que desafiam o fulcro do fazer cinema e de suas narrativas. Foi nesse continente que surgiram movimentos que provocaram abalos sísmicos no cinema mundial, e a profusão de novos cinemas em países do então chamado “terceiro mundo’, que encontram alguma ressonância no cinema de Trinh.

Références

Espinosa, J (1997). For An Imperfect Cinema. In M. Martin (ed.), New Latin American Cinema Vol.1: Theory, practices and transcontinental articulations. Detroit: Wayne State University Press.

Getino, O. & Solanas, F. (1969). Toward a Third Cinema. Tricontinental, (14): 107-132.

Marcus, G. (2009). The modernist sensibility in recent ethnographic writing and the cinematic metaphor of montage. In L. Taylor, Visualizing Theory: Selected Essays from V.A.R. 1990-1994. New York: Routledge.

Marcus, G. (2015). A arte de enquadrar o tempo. In C. Maia & L. Flores, L., O cinema de Trinh T. Minh-ha. Rio de Janeiro: Caixa Cultural.

Soranz G. (2019). O cinema de Trinh T. Minh-ha: intervalos como Antropologia, Cinema e Artes Visuais. Porto Alegre: Editora Sulina.

Trinh, T. (2013). D-Passage: the digital way. London: Duke University Press.

Trinh, T. (2011). Elsewhere, within here: immigration, refugeeism and the boundary event. New York: Routledge.

Trinh, T. (1999). Cinema interval. London: Routledge.

Filmografia

Night Passage (2004), de Trinh T. Minh-ha.

The fourth dimension (2001), de Trinh T. Minh-ha.

Surname Viet, given name Nam (1989), de Trinh T. Minh-ha.

Reassemblage (1982), de Trinh T. Minh-ha.

Publiée

2020-09-23