A parcialidade do ouvir por perto
Résumé
O Cinema de Trinh T. Minh-ha: Intervalos entre Antropologia, Cinema eArtes Visuais, de Gustavo Soranz (2019), lança luz sobre um cinema de invenção bastante sofisticado, embora pouco explorado. Os filmes da cineasta e teórica vietnamita não circulam pelo circuito comercial, sendo mais acessado em museus do que em salas de cinema. Mas por outro lado é um cinema que causa impacto por onde passa, provocando fascinação e estranheza em diversos lugares, chamando a atenção de teóricos proeminentes do cinema. Os filmes tocaram Soranz, que os dedicou sua tese de doutoramento. O autor vive em Manaus, onde a recepção e as referências são bastante diferentes do contexto da Califórnia, onde vive Trinh, ou do continente asiático, onde os filmes ficaram bastante conhecidos. As veias abertas latino-americanas suscitam novas leituras, novas margens que desafiam o fulcro do fazer cinema e de suas narrativas. Foi nesse continente que surgiram movimentos que provocaram abalos sísmicos no cinema mundial, e a profusão de novos cinemas em países do então chamado “terceiro mundo’, que encontram alguma ressonância no cinema de Trinh.
Références
Espinosa, J (1997). For An Imperfect Cinema. In M. Martin (ed.), New Latin American Cinema Vol.1: Theory, practices and transcontinental articulations. Detroit: Wayne State University Press.
Getino, O. & Solanas, F. (1969). Toward a Third Cinema. Tricontinental, (14): 107-132.
Marcus, G. (2009). The modernist sensibility in recent ethnographic writing and the cinematic metaphor of montage. In L. Taylor, Visualizing Theory: Selected Essays from V.A.R. 1990-1994. New York: Routledge.
Marcus, G. (2015). A arte de enquadrar o tempo. In C. Maia & L. Flores, L., O cinema de Trinh T. Minh-ha. Rio de Janeiro: Caixa Cultural.
Soranz G. (2019). O cinema de Trinh T. Minh-ha: intervalos como Antropologia, Cinema e Artes Visuais. Porto Alegre: Editora Sulina.
Trinh, T. (2013). D-Passage: the digital way. London: Duke University Press.
Trinh, T. (2011). Elsewhere, within here: immigration, refugeeism and the boundary event. New York: Routledge.
Trinh, T. (1999). Cinema interval. London: Routledge.
Filmografia
Night Passage (2004), de Trinh T. Minh-ha.
The fourth dimension (2001), de Trinh T. Minh-ha.
Surname Viet, given name Nam (1989), de Trinh T. Minh-ha.
Reassemblage (1982), de Trinh T. Minh-ha.
Téléchargements
Publiée
Numéro
Rubrique
Licence
DOC Online adopte une licence Creative Commons International CC BY 4.0 qui permet le partage du travail avec la reconnaissance de l'auteur et la publication initiale dans la révue DOC On-line, cela signifie que:
1) En soumettant un article, les auteurs conviennent que les droits de première publication de leur travail sont attribués à Doc On-line;
2) Après la publication en DOC On-line les auteurs peuvent republier leurs travaux, en ligne ou imprimée, sous la condition de clairement mentionner la première édition en DOC On-line.