Genocídio, memória do trauma, afeto e política no documentário “A Imagem que Falta”, de Rithy Pahn

Auteurs

  • Marina Alavarenga Botelho Doutoranda no Programa de Pós-Graduação da Universidade Paulista(PPGCOM - UNIP), São Paulo, SP, Brasil, Bolsista CAPES.
  • Gustavo Souza Professor Doutor da Universidade Paulista (UNIP), no Programa de Pós-Graduação em Comunicação (PPGCOM)
  • Carla Montuori Fernandes Professora Doutora da Universidade Paulista (UNIP), no Programa de Pós-Graduação em Comunicação (PPGCOM).

Mots-clés :

génocide, documentaire, traumatisme, Cambodge, L’imagem manquante.

Résumé

L'article vise à analyser comment le thème du génocide qui a eu lieu au Cambodge (1975-1979) et la mémoire du traumatisme sont dépeints dans le documentaire L’imagem manquante, réalisé par Rithy Pahn. Le texte rend compte de la construction du documentaire par le réalisateur Pahn, victime du régime totalitaire cambodgien, dont la famille a été assassinée par le régime Khmer Rouge, et quelles ont été les stratégies utilisées pour reconstruire une mémoire subjective, individuelle et collective du traumatisme vécu au cours de sa enfance. L'étude analyse comment le film travaille avec des régimes d'images diégétiques, affectifs et indexicaux et recherche plus un effet de mémoire qu'un effet réel, lorsqu'il utilise des images produites par l'argile et d'autres matériaux, pour représenter l'impossibilité de raconter le génocide vécu pendant le régime totalitaire des Khmers.

Bibliographies de l'auteur

Marina Alavarenga Botelho, Doutoranda no Programa de Pós-Graduação da Universidade Paulista(PPGCOM - UNIP), São Paulo, SP, Brasil, Bolsista CAPES.

Doutoranda em Comunicação na Universidade Paulista (UNIP), no programa de Pós-Graduação em Comunicação em Comunicação (PPGCOM), Bolsista PROSUP/CAPES. Mestre em Educação pela Universidade Federal de Lavras (UFLA). Especialista em Cinema e Linguagem Audiovisual pela Estácio. Bacharel em Comunicação pela Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF).

Gustavo Souza, Professor Doutor da Universidade Paulista (UNIP), no Programa de Pós-Graduação em Comunicação (PPGCOM)

Professor Doutor da Universidade Paulista (UNIP), no Programa de Pós-Graduação em Comunicação (PPGCOM). Doutor em Ciência da Comunicação pela Escola de Comunicação e Artes da Universidade de São Paulo (ECA/USP). Mestre em Comunicação e Cultura pela Escola de Comunicação da Universidade Federal do Rio de Janeiro (ECO/UFRJ). Bacharel em Comunicação Social pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) 

Carla Montuori Fernandes, Professora Doutora da Universidade Paulista (UNIP), no Programa de Pós-Graduação em Comunicação (PPGCOM).

Pós-doutorado em Comunicação Política pela Universidade de Valladolid (Espanha) e em Ciências Sociais pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP). Doutora em Ciências Sociais com ênfase em Comunicação Política pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP). Mestre em Comunicação pela Universidade Paulista (UNIP). Bacharel em Ciências Sociais pela Universidade da Cidade de São Paulo e Processamento de Dados pelo Instituto Presbiteriano Mackenzie.

Références

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Filmografia

A Imagem que Falta (2014), de Rithy Pahn

A Lista de Schindler (1993), de Steven Spielperg

Elena (2012), de Petra Costa.

Hospital (1970), Frederick Wiseman.

Mataram meu irmão (2013), de Cristiano Burlan.

Nanking (2007), de Bill Guttentag e Dan Sturman.

Nanook (1922), de Robert Flaherty

Publiée

2022-09-30