Metonímias da morte: espacialização do tempo, ruínas e Objetos Rebeldes
Mots-clés :
filme-ensaio, teoria afetiva, melancoliaRésumé
Fundamentado na discussão acerca das concepções afetivas contidas na ruína enquanto arquivo-assombro, este artigo explora suas relações diretas com a espacialização do tempo da finitude, suas implicações melancólicas e seu caráter de “metonímia da morte” (Ann Holly, 2013). Neste sentido, ao analisar o filme-ensaio costa-riquenho Objetos rebeldes (2020), de Carolina Arias Ortiz e seguindo a utilização feita pela obra, tanto de arquivos quanto de imagens em ruína, propõe-se o entendimento da mobilização de dados afetos negativos a partir da própria materialidade da imagem. Com isso, foi possível analisar os modos com que a forma fílmica articula o paradoxo melancólico de uma presença-ausente.Références
Agostinho (2002). Confissões. São Paulo: Editora Paulus.
Ann Holly, M. (2013). The Melancholy Art. New Jersey: Princeton University Press.
Barthes, R. (1984). A câmara clara: nota sobre a fotografia. Rio de Janeiro: Nova Fronteira.
Benjamin, W. (1985). Obras escolhidas I: magia, técnica arte e política. São Paulo: Brasiliense.
Benjamin, W. (1987). Obras escolhidas II: Rua de Mão Única. São Paulo: Brasiliense,.
Borges, J. L. (1960). Otras inquisiciones. Buenos Aires: Emecé.
Brinkema, E. (2014). The forms of the affects. Durham: Duke University Press.
Camus, A. (2020). O míto de Sísifo. Rio de Janeiro: BestBolso.
Del Río, E. (2008). Deleuze and the cinemas of performance: powers of affection. Edinburg: Edinburg University Press.
Dubois, P. (2012). A imagem-memória ou a mise-en-film da fotografia no cinema autobiográfico moderno. Revista Laika, USP.
Espinosa, B. (2015). Ética. São Paulo: Edusp.
Freud, S. (2006). A história do movimento psicanalítico, Artigos sobre a Metapsicologia e outros trabalhos (1914-1916). Rio de Janeiro: Imago.
Jaguaribe, B. (1997) Ruínas modernistas. Lugar Comum, Rio de Janeiro, n. março, pp. 99-115.
Kristeva, J. (1982). Black Sun: Depression and Melancholia. New York: Columbia University Press.
Gil, I. (2005). A atmosfera no cinema: O caso de A sombra do caçador de Charles Laughton entre onirismo e realismo. Braga: Fundação Calouste Gulbenkian.
Marks, L. (2002). Touch: sensuous theory and multisensory media. Minneapolis: University Of Minnesota Press.
Sartre, J. P. (1999) La náusea. Madrid: Unidad Editorial.
Simmel, G.(1965). The Ruin. In: Georg Simmel. Essays on Sociology, Philosophy and Aesthetics. New York: Harper And Row, pp. 259-266.
Thomas, C. (2021) Spinoza on Melancholy and Cheerfulness. Dialogue, [S.L.], pp. 1-16, 4 j un. C ambridge U niversity P ress ( CUP). h ttp://dx.doi.org/10.1017/s0012217321000135.
Téléchargements
Publiée
Numéro
Rubrique
Licence
DOC Online adopte une licence Creative Commons International CC BY 4.0 qui permet le partage du travail avec la reconnaissance de l'auteur et la publication initiale dans la révue DOC On-line, cela signifie que:
1) En soumettant un article, les auteurs conviennent que les droits de première publication de leur travail sont attribués à Doc On-line;
2) Après la publication en DOC On-line les auteurs peuvent republier leurs travaux, en ligne ou imprimée, sous la condition de clairement mentionner la première édition en DOC On-line.