A estética sonora no documentário Quebradeiras

Autores/as

  • José Francisco Serafim Doutor em Antropologia Fílmica pela Université Paris Ouest Nanterre (França), professor da Faculdade de Comunicação da Universidade Federal da Bahia (UFBA). Pesquisador do Programa de Pós-Graduação em Comuni- cação e Cultura Contemporâneas da UFBA. 40170-115. Salvador (BA)
  • Raquel Salama Martins Mestranda pelo Programa de Pós-Graduação em Comuni- cação e Cultura Contemporâneas, da Faculdade de Comunicação da Universidade Federal da Bahia. Bolsista CNPQ. 40130-000. Salvador (BA)

Resumen

O filme Quebradeiras (2010), de Evaldo Mocarzel, é identificado como um documentário etnográfico, financiado pelo Etnodoc, um edital de apoio à produção de filmes antropológicos sobre patrimônio cultural imaterial1. De fato, Quebradeiras trata da cultura de um oficio tradicional, das mulheres que- bradeiras de coco, mas o faz por meio de “uma via mais nova do documentá- rio etnográfico”, privilegiando a descrição, detendo-se no “peso do sensível” (France, 2000: 21).

Publicado

2018-03-30

Número

Sección

ANÁLISE E CRÍTICA DE FILMES | Análisis y crítica de películas | Analysis and film review | Analyse et critique de films