La representación de la violencia en el cine documental colombiano de la última década: Los abrazos del rio (2010), Un asunto de tierras (2015), Pizarro (2015) y Nos están matando (2018)

Autores/as

  • Miguel Benavides Doutorando em Estudos de Linguagens pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, UFMS, Brasil. Artista visual e pesquisador no grupo de pesquisa Lumiar (PPGEL/UFMS). E-mail: miguelariza_577@hotmail.com: docupular@gmail.com. Orcid: https://orcid.org/0000-0002-6782-3250
  • Iago Iago Doutorando em Comunicação e culturas contemporâneas pela Universidade Federal da Bahía, UFBA, Brasil. Bolsista de doutorado pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). Pesquisador do Grupo de p Nanook/LAF (PosCom, UFBA). Correo: iagoporfiriojor@gmail.com. Orcid: https://orcid.org/0000-0003-1902-1891.

Palabras clave:

documentário colombiano, Políticas de Imagem, Representação, Violência.

Resumen

Este trabalho visa explorar as possibilidades de abordagem da representação da violência no documentário contemporâneo produzido na Colômbia, propondo uma discussão sobre a política da imagem, a partir do pensamento de Jacques Rancière (2021), no centro de uma política representativa, para pensar a multiplicidade de usos das imagens na representação da violência e os regimes poéticos, estéticos e políticos dessa representação. Para isso, apresenta-se uma análise dos documentários audiovisuais Los abrazos del rio (2010), Un asunto de tierras (2015), Pizarro (2015) y Nos están matando (2018), como uma leitura do modo como através de vários recursos narrativos, políticos e estéticos do audiovisual, é feita uma representação de algumas das consequências do conflito armado na Colômbia. Assim, este artigo considera a política representativa em relação à política da imagem, em um esforço para pensar a materialidade sensível das imagens da violência nos documentários colombianos, desviando-se, porém, da problemática reducionista da representação.

Biografía del autor/a

Miguel Benavides, Doutorando em Estudos de Linguagens pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, UFMS, Brasil. Artista visual e pesquisador no grupo de pesquisa Lumiar (PPGEL/UFMS). E-mail: miguelariza_577@hotmail.com: docupular@gmail.com. Orcid: https://orcid.org/0000-0002-6782-3250

Miguel Ángel Ariza Benavides es Doctorando en Estudos de Linguagens por la Universidade Federal de Mato Grasso do Sul (UFMS, Brasil, 2020-2024), Maestro en Estudos de Linguagens por la Universidade Federal de Mato Grasso do Sul (UFMS, Brasil, 2018) y Licenciado en Artes Visuales de la Universidad Pedagógica Nacional de Colombia (2015). Sus intereses académicos e investigativos se enfocan en los estudios sobre cine, documental latinoamericano y lenguaje cinematográfico.

Iago Iago, Doutorando em Comunicação e culturas contemporâneas pela Universidade Federal da Bahía, UFBA, Brasil. Bolsista de doutorado pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). Pesquisador do Grupo de p Nanook/LAF (PosCom, UFBA). Correo: iagoporfiriojor@gmail.com. Orcid: https://orcid.org/0000-0003-1902-1891.

Doutorando em Comunicação e culturas contemporâneas pela Universidade Federal da Bahía, UFBA, Brasil. Bolsista de doutorado pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). Pesquisador do Grupo de p Nanook/LAF (PosCom, UFBA). Correo: iagoporfiriojor@gmail.com. Orcid: https://orcid.org/0000-0003-1902-1891.

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Publicado

2023-05-21