Traços ensaísticos na construção da narrativa fílmica

Autores

  • Eduardo Paschoal de Sousa Universidade de São Paulo, Escola de Comunicações e Artes, Programa de Pós-graduação em Meios e Processos Audiovisuais, linha de pesquisa "Cultura Audiovisual e Comunicação".

Palavras-chave:

filme-ensaio, cinema brasileiro, entremeio narrativo, hibridismos

Resumo

O presente artigo discute o filme-ensaio e o ensaístico como método de construção fílmica, presente mais diretamente no documentário Sertão de acrílico azul piscina (2004), de Karim Aïnouz e Marcelo Gomes, e de forma subjetiva no longa Viajo porque preciso, volto porque te amo (2009), dos mesmos diretores. Indaga, também, como essa construção tende a um entremeio narrativo, na junção de várias camadas e territórios do cinema.

Biografia Autor

Eduardo Paschoal de Sousa, Universidade de São Paulo, Escola de Comunicações e Artes, Programa de Pós-graduação em Meios e Processos Audiovisuais, linha de pesquisa "Cultura Audiovisual e Comunicação".

Doutorando no Programa de Pós-Graduação em Meios e Processos Audiovisuais, na linha de Cultura Audiovisual e Comunicação, pela ECA/USP. Integrante do MidiAto – Grupo de Estudos de Linguagem: Práticas Midiáticas, da mesma instituição.

Referências

Referências bibliográficas

BERNARDET, J.C. (2004). A migração das imagens. In: TEIXEIRA, F. E. (org.). Documentário no Brasil - Tradição e Transformação. São Paulo: Summus Editorial.

______________. (2010). Entrevista Marcelo Gomes e Karim Ainouz. Disponível em: <http://jcbernardet.blog.uol.com.br/arch2010-05-02_2010-05-08.html>. Acesso em 03 de abril de 2016.

BLÜMLINGER, C. (2013). Cinéma de seconde main: esthétique du remploi dans l’art du film et des nouveaux médias. Paris: Klincksieck.

CORRIGAN, T. (2015). O filme-ensaio: desde Montaigne e depois de Maker. Campinas: Papirus.

LÓPEZ, A. W. (2015). “Um conceito fugidio. Notas sobre o filme-ensaio”. In: TEIXEIRA, F. E (org.). O Ensaio no Cinema: formação de um quarto domínio das imagens na cultura audiovisual contemporânea. São Paulo: Hucitec.

MACHADO, A. (2003). “O filme-ensaio”. In: Revista Concinnitas. Ano 4, v. 5.

NICHOLS, B. (2005). Introdução ao documentário. Campinas: Papirus.

PAPAZIAN, E.; EADES, C. (2016). The essay film: dialogue, politica, utopia. Londres: Wallflower Press.

RASCAROLI, L. (2009). The personal camera: subjective cinema and the essay film. Londres: Wallflower Press.

STAM, R. (2015). “Do filme-ensaio ao mockumentary”. In: TEIXEIRA, F. E. (org.). O Ensaio no Cinema: formação de um quarto domínio das imagens na cultura audiovisual contemporânea. São Paulo: Hucitec.

XAVIER, I. (2015). “A teatralidade como vetor do ensaio fílmico no documentário brasileiro contemporâneo”. In: TEIXEIRA, F. E. (org.). O Ensaio no Cinema: formação de um quarto domínio das imagens na cultura audiovisual contemporânea. São Paulo: Hucitec.

Filmografia

Sertão de acrílico azul piscina (2004), de Karim Aïnouz e Marcelo Gomes.

Viajo porque preciso, volto porque te amo (2009), de Karim Aïnouz e Marcelo Gomes.

Downloads

Publicado

2018-09-28

Edição

Secção

DOSSIER TEMÁTICO | Dossier temático | Thematic dossier | Dossier thématique