O cinema documentário indígena na América Latina

uma comparação dos projetos desenvolvidos junto a povos originários em Brasil e México

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Resumo

Em termos de “cinema indígena” contemporâneo, Brasil e México apresentam produções significativas e projetos pioneiros para o desenvolvimento dessas produções, influenciando fortemente outras experiências em países latino-americanos, como a Bolívia (com Jorge Sanjinés e o Grupo Ukamau), entre outros. Nesse sentido, desenvolve-se neste artigo uma análise dos projetos surgidos na década de 1980 entre Brasil e México que deram base ao surgimento de um cinema indígena nesses países, a partir da capacitação audiovisual de cineastas indígenas, como o Video nas Aldeias (VNA), no Brasil, e Transferencia de Medios Audiovisuales (TMA), no México.

Biografia Autor

Iago Porfírio

Doutor em Comunicação e Cultura Contemporâneas pela Universidade Federal da Bahia (PósCom/UFBA), com estágio de doutoramento em Antropología Social y Etnohistoria (de março/2023 a novembro/2024) no Instituto de Investigaciones Antropológicas da Universidad Nacional Autónoma de México (IIA/UNAM)

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Publicado

2025-03-31