A parcialidade do ouvir por perto
Resumo
O Cinema de Trinh T. Minh-ha: Intervalos entre Antropologia, Cinema e
Artes Visuais, de Gustavo Soranz (2019), lança luz sobre um cinema de invenção bastante sofisticado, embora pouco explorado. Os filmes da cineasta e teórica vietnamita não circulam pelo circuito comercial, sendo mais acessado em museus do que em salas de cinema. Mas por outro lado é um cinema que causa impacto por onde passa, provocando fascinação e estranheza em diversos lugares, chamando a atenção de teóricos proeminentes do cinema. Os filmes tocaram Soranz, que os dedicou sua tese de doutoramento. O autor vive em Manaus, onde a recepção e as referências são bastante diferentes do contexto da Califórnia, onde vive Trinh, ou do continente asiático, onde os filmes ficaram bastante conhecidos. As veias abertas latino-americanas suscitam novas leituras, novas margens que desafiam o fulcro do fazer cinema e de suas narrativas. Foi nesse continente que surgiram movimentos que provocaram abalos sísmicos no cinema mundial, e a profusão de novos cinemas em países do então chamado “terceiro mundo’, que encontram alguma ressonância no cinema de Trinh.
Referências
Espinosa, J (1997). For An Imperfect Cinema. In M. Martin (ed.), New Latin American Cinema Vol.1: Theory, practices and transcontinental articulations. Detroit: Wayne State University Press.
Getino, O. & Solanas, F. (1969). Toward a Third Cinema. Tricontinental, (14): 107-132.
Marcus, G. (2009). The modernist sensibility in recent ethnographic writing and the cinematic metaphor of montage. In L. Taylor, Visualizing Theory: Selected Essays from V.A.R. 1990-1994. New York: Routledge.
Marcus, G. (2015). A arte de enquadrar o tempo. In C. Maia & L. Flores, L., O cinema de Trinh T. Minh-ha. Rio de Janeiro: Caixa Cultural.
Soranz G. (2019). O cinema de Trinh T. Minh-ha: intervalos como Antropologia, Cinema e Artes Visuais. Porto Alegre: Editora Sulina.
Trinh, T. (2013). D-Passage: the digital way. London: Duke University Press.
Trinh, T. (2011). Elsewhere, within here: immigration, refugeeism and the boundary event. New York: Routledge.
Trinh, T. (1999). Cinema interval. London: Routledge.
Filmografia
Night Passage (2004), de Trinh T. Minh-ha.
The fourth dimension (2001), de Trinh T. Minh-ha.
Surname Viet, given name Nam (1989), de Trinh T. Minh-ha.
Reassemblage (1982), de Trinh T. Minh-ha.
Downloads
Publicado
Edição
Secção
Licença
A DOC On-line adota uma Licença Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional que permite a partilha do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial na DOC On-line, ou seja:
1) Ao submeter um artigo, os autores cedem os seus direitos de primeira publicação à revista DOC On-line.
2) Após publicação na DOC On-line, os autores poderão re-publicar o seu trabalho, online ou em versão impressa, devendo mencionar a publicação original na revista DOC On-line.