Saudações aos cubanos: a mise-en-film das fotografias de Agnès Varda
Palavras-chave:
Revolução cubana, Cuba, Agnès Varda, cinema e fotografiaResumo
Este ensaio se propõe a uma leitura do filme Salut les Cubains (1963) da cine-fotógrafa Agnès Varda que esteve em Cuba no ano de 1962 registrando o cotidiano do(a)s cubano(a)s pós-revolução, realizando assim, um retrato sensível na perspectiva estética e política. Tratamos de pensar como as imagens fixas, na proposta de montagem de Varda, nos possibilitam entender a transterritorialidade entre fotografia e cinema.Referências
Aguiar, C. (2013). Chris Marker e a América Latina: cinema militante e circulação de ideias políticas. Cinemàs de Amèrique Latine, (21). Disponível em: https://journals.openedition.org/cinelatino/77#ftn1. Acessado em 10/02/2019.
Baecque, A. & Delage, C. (dir.) (1998). De l’histoire au cinema. Bruxelles: Éditions Complexe.
Benjamin,W. (1994). Pequena história da fotografia (1931) e A obra de arte na era de sua reprodutibilidade técnica (1935). In Obras Escolhidas: Magia e Técnica, Arte e Política. São Paulo: Brasilense.
Cardoso Vale, G. (2016). A mise-em-film da fotografia no documentário brasileiro. Belo Horizonte: Filme de Quintal e Relicário Edições.
Dubois, P. (1994). O ato fotográfico (trad. M. Appenzeller). Campinas: Papirus.
Dubois, P. (2012). A imagem-memória ou a mise-in-film da fotografia no cinema autobiográfico moderno. Revista Laika, 1(1), julho. ECA-USP. Disponível em: www2.eca.usp.br/publicacoes/laika/wp-content/uploads/201
/06/A-IMAGEM-MEMORIA31.pdf. Acessado em 08/06/2019.
Lins, C. & Cursino, A. (2010). O tempo do olhar: arquivo em documentários de observação e autobiográficos. Conexão – Comunicação e Cultura, UCS, 9(17), jan/jun. Caixas do Sul.
Lissovsky, M. (2012). O Elo perdido da Fotografia. Revista Laika, 1(1), julho. ECA-USP. Disponível em: www2.eca.usp.br/publicacoes/laika/wp-conte
nt/uploads/2012/06/O-ELO-PERDIDO-DA-FOTOGRAFIA1.pdf. Acessado em 08/0/2019.
Montejo Navas, A. (2017). Fotografia e poesia (afinidades eletivas). São Paulo: Ubu Editora.
Negreiros, T. (2016). Ulisses (1982) e a fotografia no cinema de Agnès Varda.
Revista de la Asociacion Argentina de Estudios de Cine y Audiovisusal/Imagofagia, (14). Disponível em http://asaeca.org/imagofagia/index.php/imagofagia/article/view/1213/1025. Acessado em 10/02/2019.
Sontag, S. (2004). Sobre fotografia (trad. R. Figueiredo). São Paulo: Companhia das Letras.
Filmografia
Agnès Varda par Agnès Varda (2019), de Agnès Varda.
Cabra Marcado para morrer (1984), de Eduardo Coutinho.
Cuba Sí (1961), de Chris Marker.
Les plages d’Agnès (2008), de Agnès Varda.
L’une chante l’autre pas (1977), de Agnès Varda.
Moscou (2009), de Eduardo Coutinho.
Salut, les Cubains! (1963), de Agnès Varda.
Sans Toi Ni Loi (1985), de Agnès Varda.
Si j’avais quatre dromadaires (1966), de Chris Marker.
Ydessa, les ours et e etc (2004), de Agnès Varda.
Ulysse (1982), de Agnès Varda.
Une minute pour une image (1983), de Agnès Varda.
Downloads
Publicado
Edição
Secção
Licença
A DOC On-line adota uma Licença Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional que permite a partilha do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial na DOC On-line, ou seja:
1) Ao submeter um artigo, os autores cedem os seus direitos de primeira publicação à revista DOC On-line.
2) Após publicação na DOC On-line, os autores poderão re-publicar o seu trabalho, online ou em versão impressa, devendo mencionar a publicação original na revista DOC On-line.