Escritas do Silêncio em El Sol del Membrillo (Víctor Erice; 1992)
Palavras-chave:
documentário, pintura e cinema, biografia e cinemaResumo
O artigo procura produzir uma leitura da obra fílmica e, ao mesmo tempo,
problematizar as constantes relações entre o espaço subjetivo, a questão da autoria e os processos de individuação no documentário de Erice, utilizando como metodologia principal a análise dos processos artísticos relacionados à experiência de criação (cinema e pintura).
Referências
Arfuch, L. (2013). Memoria y Autobiografía. México: Fondo de Cultura Económica.
Arocena, C. (1996). Víctor Erice. Madrid: Cátedra.
Avellar, J. (2017). Le cinéma, c’est ce qui ne se voit pas. Revue Cinémas d’Amérique latine, (25). Caliwood et cinéma colombien.
Berger, J. (1972). Ways of Seeing. London: Penguin Classics.
Comolli, J.-L. (2006). A Última Dança: como ser espectador de “Memory of the Camps”. Devires, jan/dez, 3(1): 8-45. Belo Horizonte.
Comolli, J.-L. (2014). El Dispositivo Cinematográfico y la Redistribución de lo Visible: Entrevista con Jean-Louis Comolli. Cine Documental, (9): 118-133. Buenos Aires.
Deleuze, G. (1987). La imagen-tiempo. Barcelona: Paidós.
Didi-Huberman, G. (2010). Remontages du Temps Subi: L´Oeil de l´histoire. Paris: Editions de Minuit.
Erice, V. (1992, maio 12). Entrevista con Víctor Erice. El Mundo. Madrid.
Lajarte, T. (1993). Cherchez les Fruits. Cahiers du Cinéma (467), maio. Paris.
López, A. (1992, maio). Entrevista. El País. Madrid.
Losilla, C. (2016). Comentario cerca de ‘Fasmas: Ensayos sobre la Aparición 1’. Caimán Cuadernos de Cine, enero, (45): 80. Madrid.
Nagy, M. (2003). Questões Filosóficas na Psicologia de C. G. Jung. São Paulo: Vozes.
Penafria, M.; Vilão, H. & Ramiro, T. (2016). Ato de Criação Cinematográfica e a ‘Teoria dos Cineastas’. In M. Penafria, E. Baggio, A. Graça & D. Araujo (eds.), Teoria dos Cineastas: Propostas para a Teoria do Cinema, vol. 2.
Rancière, J. (2010). A Ficção Documental: Marker e a Ficção da Memória. Revista Arte e Ensaios, dez., (21). PPGAV/EBA/UFRJ.
Soler, L. (2002). Los Hilos Secretos de mis Documentarios. Editorial CIMS.
Watt, I. (1999). Mitos del Individualismo Moderno. Madrid: Akal.
Wolff, J. (1997). La Producción Social del Arte. Madrid: Istmo.
Downloads
Publicado
Edição
Secção
Licença
A DOC On-line adota uma Licença Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional que permite a partilha do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial na DOC On-line, ou seja:
1) Ao submeter um artigo, os autores cedem os seus direitos de primeira publicação à revista DOC On-line.
2) Após publicação na DOC On-line, os autores poderão re-publicar o seu trabalho, online ou em versão impressa, devendo mencionar a publicação original na revista DOC On-line.