António Campos e o cinema etnográfico: à procura do Eu e do Outro, da cultura e da tradição
Palavras-chave:
António Campos, cinema português, cinema etnográfico, antropologia visual, filme documentário, identidade, cultura e sociedade.Resumo
O presente texto é dedicado ao cineasta português António Campos (1922-1999). Serão analisadas algumas vivências, testemunhos, fundamentos e características deste importante realizador e da sua inovadora, pioneira, complexa e multifacetada obra, sobretudo na vertente etnográfica e documental, apresentando-se alguns contributos para o cinema etnográfico, a antropologia visual, o cinema português, os estudos (inter)culturais e a divulgação da cultura e tradições portuguesas.
Referências
Bandeira, J. G. (1971). Vilarinho das Furnas: Novo filme de António Campos. O Comércio do Porto, 2 de abril de 1971.
Câmara, V. (1995). António Campos, realizador de ‘Terra Fria’ ao Público, O amador de cinema”. Público, 1 de dezembro de 1995, p. 25.
France, C. de (Dir.), (1979). Pour une Anthropologie visuelle. La Haye: Mouton Ed. & EHESS.
France, C. de (1989). Cinéma et anthropologie. Paris: Maison des Sciences de l'Homme.
Lívio, T. (1974). Encontro com os novos cineastas – “Fazer cinema, para mim é auscultar os verdadeiros problemas das pessoas” - António Campos. Diário Popular, 15 de julho, 1974, p. 3.
MacDougall, D. (1997). The visual in anthropology. In M. Banks, H. Morphy (Org.), Rethinking visual anthropology, pp. 276-295. Yale: Yale University Press.
Madeira, M. J. (org.), (2000). António Campos, Lisboa: Cinemateca Portuguesa – Museu do Cinema.
Marques, J. V. (1973). Vilarinho das Furnas – Entrevista com António Campos, Cultura Zero, Centro de Estudos e Animação Cultural, n. 3, Lisboa: março de 1973, pp.19-33.
Mead, M. (1979). L’anthropologie visuelle dans une discipline verbale. In C. de France (Dir.), Pour une Anthropologie Visuelle. La Haye: Mouton.
Nichols, B. (2005). Introdução ao documentário. Campinas, SP: Papirus.
Oliveira, M. (1963). Filme, n. 57, dezembro de 1963.
Passek, J.L. (1994) António Campos, le gardien de la mémoire. La Rochelle : Festival du Film de la Rochelle.
Passek, J.L. (2000). António Campos, um testemunho fraternal. In António Campos, Catálogo, pp. 37-39. Lisboa: Cinemateca Portuguesa, Museu do Cinema.
Penafria, M.(2006). O documentarismo do cinema. Uma reflexão sobre o filme documentário. Tese de Doutoramento. Covilhã: Universidade da Beira Interior.
Penafria, M. (2006). O documentarismo do cinema. Uma reflexão sobre o filme documentário. Resumo da Tese de Doutoramento. Covilhã: UBI. www.bocc.ubi.pt
Penafria, M. (2009). O Paradigma do Documentário – António Campos, cineasta. Covilhã: LabCom. Disponível em: http://labcom.ubi.pt/livro/40
Ramos, J. L. (1995). O Homem da Câmara, Expresso (Cartaz), 1 de dezembro, p. 10.
Ramos, N. (2003). Perspectivas metodológicas em investigação: o contributo do método fílmico. Revista Portuguesa de Pedagogia, 37 (3) 35-62. Coimbra.
Ramos, N., Serafim, J. (2009). Cinema e mise en scène: Histórico, método e perspectivas de Pesquisa intercultural. Revista de Artes Cénicas - Reportório – Corpo e Cena, 12 (13) 89-97. Salvador.
Ramos, N. (2010). Cinema e Pesquisa em Ciências Sociais e Humanas: Contribuição do Filme Etnopsicológico para o Estudo da Infância e Culturas. Contemporânea. Revista de Comunicação e Cultura, 8 (2) 1-28. Salvador.
Ramos, N. (2016). Jean Rouch e o cinema etnográfico. Das (Inter)Culturas, à criatividade e realidade partilhadas. Revista o Olho da História, nº 23, 1-11. Salvador.
Rose, G. (2001). Visual methodologies: an introduction to the interpretation of visual materiels. London: Sages.
Rouch, J. (1979). La caméra et les hommes. In C. de France (Ed). Pour une anthropologie Visuelle, pp. 53-71. La Haye : Mouton Éditeur, EHESS.
Rouch, J. (2000). Carta ao Diretor do Centro Português de Cinema, 1976. In António Campos, Catálogo. p. 119. Lisboa: Cinemateca Portuguesa.
Schenker, D. (2011). Individual e coletivo. Previeu-BR, 3 (24)14-15.
Silva, M. C., Neves, A. L. (2000) Entrevista a António Campos, 1997. In António Campos, Catálogo pp.123 – 130. Lisboa: Cinemateca Portuguesa.
Silva, C. A. (1994). António Campos aguarda estreia de “Terra Fria”, Região de Leiria, Suplemento, 2º Caderno), 7 de outubro de 1994, p. 13.
Sorlin, P. (1977). Sociologie du Cinema. Paris: Aubier- Montaigne.
Downloads
Publicado
Edição
Secção
Licença
A DOC On-line adota uma Licença Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional que permite a partilha do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial na DOC On-line, ou seja:
1) Ao submeter um artigo, os autores cedem os seus direitos de primeira publicação à revista DOC On-line.
2) Após publicação na DOC On-line, os autores poderão re-publicar o seu trabalho, online ou em versão impressa, devendo mencionar a publicação original na revista DOC On-line.