RALOS POÉTICOS NA GEOGRAFIA MUSEAL

Autores

  • Vinícius Abrahão de Oliveira Universidade Federal de Uberlândia
  • Daniela Franco Carvalho Universidade Federal de Uberlândia - Instituto de Biologia

Palavras-chave:

educação museal, arte contemporânea, cartografia.

Resumo

Este trabalho parte da experiência ocasionada por uma ação educativa que teve base na exposição “A vastidão dos mapas: arte contemporânea em diálogo com mapas da Coleção Santander Brasil” cujo acervo ocupou temporariamente o Museu Universitário de Arte, localizado em Uberlândia, Brasil. A ação partiu do convite para se pensar nas intersecções artísticas sobre a cartografia no museu e, a partir disso, fazer dele espaço de descoberta para inaugurar novos mapas provisórios, mundos ainda não descobertos, territórios já ocupados, seja nas frestas de uma parede ou nos ralos que ocupam o chão. Ação que abriu questões sobre a ideia de museu, assim como das relações com o outro e consigo. 

Biografias Autor

Vinícius Abrahão de Oliveira, Universidade Federal de Uberlândia

Sou bacharel e licenciado em Ciências Biológicas (2015) e mestre em Educação (2018). Ambos pela Universidade Federal de Uberlândia (UFU). Atualmente sou professor de robótica educacional pela Robomind MGO, articulando conceitos da BNCC e STEM às tecnologias educacionais. Um dos projetos realizados durante as aulas foi o Programando Histórias que teve como objetivo criar uma narrativa de tema livre e programá-la usando o site code.org. Também fui revisor de histórias para o Museu da Pessoa e educador na exposição I, Game: Interpretar, Investigar, Imaginar realizada em São Paulo para o 23° Cultura Inglesa Festival. Além disso, fui mediador e pesquisador do Museu de Biodiversidade do Cerrado, um museu de ciências onde tive a oportunidade de trabalhar com divulgação científica, educação museal, produção de artefatos e ensino de biologia. Nesse caminho tive a oportunidade de ver e articular uma biologia entrelaçada com poesia, arte, mídia e fabulação. No mestrado fui capturado pelos games enquanto universos que abrem incontáveis experiências aos que se aventuram por seus pixels, dando enfoque na pesquisa para os conceitos de alteridade e experiência nos games, principalmente em Undertale.

Daniela Franco Carvalho, Universidade Federal de Uberlândia - Instituto de Biologia

Sou licenciada em Ciências Biológicas (1997) com doutorado em Educação (2006). Tudo pela Universidade Estadual de Campinas. Desde 2008 atuo como professora no Instituto de Biologia e no Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Federal de Uberlândia. Trabalho uma disciplina sobre Ciências e Mídias, e outra, sobre as Conexões entre a Biologia e a Arte Contemporânea. Pesquiso sobre museus e mídias, tendo como referencial teórico a obra do filósofo russo Mikhail Bakhtin. Participo do UIVO (Matilha de Estudos na Filosofia da Diferença) onde criamos fabulações sobre o contemporâneo.

Referências

Assef, R. (2004). Cartografia aos 16 anos (da série Atlas). [1 fotografia] 122 x 155,5 cm. Coleção do artista.

Barmak, C. (2018). Na palma da mão. In: Farias, A. A vastidão dos mapas: Arte contemporânea em diálogo com mapas da Coleção Santander Brasil. São Paulo: Perfil Cultural, 2018. p. 14-20.

Carvalho, D., & Oliveira, V. A. (2015). Aqui a gente faz assim! A mediação no Museu de Biodiversidade do Cerrado. Uberlândia, Brasil: Composer.

Farias, A. (2018). A vastidão dos mapas. In: _______ . A vastidão dos mapas: Arte contemporânea em diálogo com mapas da Coleção Santander Brasil. São Paulo: Perfil Cultural, p. 14-20.

Freud, S. (2010). O inquietante In: _______ “O homem dos lobos” e outros textos. (P. C. Souza , Trad.). São Paulo: Companhia das Letras.

Mariani, M., Doria., & Teixeira, R. (Produtores), Dhalia, H. (Diretor). (2006). O cheiro do ralo [Motion Picture]. São Paulo: Branca Filmes; Geração; Conteúdo; Tristero Filmes, Mídia Digital (112 min).

Vries, E. (2018). Cartografia na Coleção Santander Brasil. In: Farias, A. A vastidão dos mapas: Arte contemporânea em diálogo com mapas da Coleção Santander Brasil. São Paulo: Perfil Cultural, p. 22

Zarif, F. (1989). Europe 3. [Guache sobre papel impresso sobre Eucatex] 149 x 94,5 cm.

Downloads

Publicado

2022-06-03

Edição

Secção

Artigos