Desejar, verbo (in)transitivo: A conjugação do desejo nos filmes O Fantasma e Um Estranho no Lago

Autores

Palavras-chave:

Desejo, O Fantasma, Um Estranho no Lago, João Pedro Rodrigues, Alain Guiraudie, cinema queer

Resumo

O artigo investiga como os realizadores João Pedro Rodrigues e Alain Guiraudie articulam a dimensão do desejo nos longas O Fantasma e Um Estranho no Lago, respectivamente. Usando os conceitos reunidos por Ollivier Pourriol no livro Filosofando no cinema: 25 Filmes para entender o desejo, em diálogo com outros autores que permitem aplicar tais teorias ao cinema queer, a análise pretende demonstrar como os dois cineastas colocam o ato de desejar no centro de suas narrativas e, a partir da frustração desse desejo, realizam uma reflexão sobre a relação platônica do espectador com o cinema narrativo.

Biografia Autor

Daniel Oliveira Silva, Universidade da Beira Interior

Daniel Oliveira é mestrando em cinema pela Universidade da Beira Interior. Atuando como crítico desde 2004, é filiado à Associação Brasileira (Abraccine) e à Federação Internacional de Críticos de Cinema (Fipresci). No Brasil, foi freelancer para veículos como Folha de S. Paulo e, entre 2012 e 2018, foi repórter e crítico do jornal O Tempo. É formado em Comunicação Social pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), com especialização em História da Cultura e da Arte pela mesma instituição, e pós em Roteiro para Cinema e TV, pelo Humber Institute, de Toronto. No Canadá, trabalhou como leitor e analista de roteiros. Criou o site Pílula Pop e foi seu editor de 2004 a 2011.

Referências

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Webgrafia

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Publicado

2021-07-23