Monstros ou não-convencionais? Convergências e divergências entre os criadores e as criaturas de Mary Shelley e Tim Burton.

Autores

  • Josanille Glenda do Nascimento Ribeiro Glenda Faculdade Integrada de Patos (FIP)
  • Francisco Edinaldo de Pontes Júnior Universidade Estadual da Paraíba (UEPB)

Palavras-chave:

Frankenstein, Edward Mãos de Tesoura, Não-convencionais, Tradução Intersemiótica, Intermidialidade, Intertextualidade.

Resumo

Esse artigo tem como objetivo analisar os pontos convergentes e divergentes entre os criadores e as criaturas no romance gótico pré-vitoriano Frankenstein (2017 [1817]), de Mary Shelley e a obra cinematográfica Edward Mãos de Tesoura (1990), de Tim Burton. Para o embasamento teórico do nosso artigo, contamos com as concepções de Barboza (2017); Bertin (2016); Carvalhal (2006); Chevalier & Gheerbrant (2019); Clüver (2011); Culler (1999); De Martini & Coelho Júnior (2010); Kristeva (2005); Peirce (2005); Plaza (2003); Rajewiski (2012); Santaella (2004, 2005);  Santos (2015); Soares (2018); e, Stam (2006). Em conclusão, constatamos que, sob a perspectiva do não-convencionalismo das criaturas, Tim Burton (1990) vem reforçar em sua obra o que Mary Shelley (1817) tentou transmitir para a sociedade no século XIX: que por mais que estejamos em uma sociedade com muitos avanços em termos tecnológicos, o ser humano continua reproduzindo pensamentos, ideias, discursos e ações retrógradas perante as muitas diferenças existentes entre os seres sociais.

Biografias Autor

Josanille Glenda do Nascimento Ribeiro Glenda, Faculdade Integrada de Patos (FIP)

Especializando-se em Língua e Literatura Inglesa 2020-2022), pela Faculdade Integrada de Patos (Pós-FIP). Possui graduação em Letras - Língua Portuguesa (2011), pela Universidade Federal de Campina Grande (UFCG). Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Língua Portuguesa, atuando principalmente nos seguintes temas: Semântica; ambiguidade; livros didáticos. Especialista em Língua, Linguística e Literatura (2014), pela Faculdade Integrada de Patos (Pós-FIP). Especialista em Gênero e Diversidade na Escola (2015), pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB-VIRTUAL). Graduada em Letras - Língua Inglesa (2019), pela Universidade Estadual da Paraíba (UEPB). Atualmente, atua como Professora de Língua Portugesa e de Língua Inglesa na rede de ensino público estadual do Estado da Paraíba, na cidade de Alagoa Grande.

Francisco Edinaldo de Pontes Júnior, Universidade Estadual da Paraíba (UEPB)

Mestrando em Literatura e Interculturalidade (MLI), pelo Programa de Pós-Graduação em Literatura e Interculturalidade (PPGLI) (2020-2022), da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB). É graduado em Licenciatura Plena em Letras - Inglês (2019), pela Universidade Estadual da Paraíba (UEPB). Tem experiência na área de Letras, com ênfase no Ensino de Língua Inglesa. Realiza pesquisas nas áreas de Língua Inglesa; Literaturas de Língua Inglesa; Literatura Anglo-americana; Literaturas Lusófonas; com ênfase nas Representações de Gênero na Literatura e em outras Linguagens; Crítica Literária Feminista; Autoria Feminina; Literatura, Memória e Estudos Culturais e Interculturais; e, Literatura Comparada. Atualmente, é membro integrante do Grupo Interdisciplinar de Estudos Literários Lusófonos (GIELLus/DGP/CNPq).

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Publicado

2021-07-23