A manifestação da autenticidade nietzschiana na arte surrealista através de Pipilotti Rist.

Autores

  • Anna Clara da Silva Petracca Anna Universidade da Beira Interior - Faculdade de Artes e Letras

Palavras-chave:

Autenticidade, Nietzsche, Videoarte, Surrealismo, Pipilotti Rist,

Resumo

O filósofo Friedrich Nietzsche (1844-1900) propôs que na consciência humana reside a superficialidade. Portanto, na esfera do incomunicável, ou seja, do inconsciente, está a autenticidade e singularidade de cada indivíduo. O surrealismo, movimento artístico do início do século XX, reagiu frente ao racionalismo da época, dando atenção ao papel do inconsciente nas expressões artísticas. Tendo como base o conceito da autenticidade nietzschiana e o surrealismo na arte, a presente pesquisa pretende fazer uma ligação entre os dois conceitos através da análise das obras de Pipilotti Rist, artista visual suíça que utiliza elementos íntimos e surrealistas para compor suas videoartes e video-instalações, utilizando-se muitas vezes de autorretratos e mostrando uma preocupação com o corpo feminino.

Referências

BRETON, A. (1924). Primeiro Manifesto Surrealista. Disponível em: http://www.ufscar.br/~cec/arquivos/referencias/Manifesto%20do%20Surrealismo%20%20Andr%20Breton.htm. Acesso em: 12/06/2020.

NIETZSCHE, F. A gaia ciência. Trad. Paulo C. SOUZA. São Paulo: Companhia das Letras, 2001.

_________, F. A vontade de poder. Trad. Marcos S. P. FERNANDES, Francisco J. D. MORAIS. Rio de Janeiro: Contraponto, 2011.

Downloads

Publicado

2021-07-23