Uma “tipo/icono/grafia” dinâmica em cartazes de filmes brasileiros

Autores

  • Denise Azevedo Duarte Guimarães Universidade Tuiuti do Paraná

Palavras-chave:

Cartazes cinematográ cos brasileiros, Poesia visual, De- sign grá co, Gestalt, Leitura intersemió ca.

Resumo

O artigo tem cartazes de filmes brasileiros como seu objeto de estudo e almeja investigar como eles dão continuidade a um projeto que integra o signo verbal e suas interfaces icônicas, desde as origens da poesia visual ocidental até os processos criativos recentes nas mídias impressas. As reflexões pretendem demonstrar como estes produtos comunicativos híbridos exploram signos intercambiantes entre forma e sentido, palavras e imagens, buscando por uma possível (re)articulação de questões ligadas à percepção gestáltica. Uma leitura intersemiótica enfatiza a importância de considerar um tipo de “tipo/icono/grafia” na linguagem de cartazes contemporâneos, com base nos conceitos teóricos de Charles Sanders Peirce.

 

This article has Brazilian movie posters as its object of study and tries to inves gate how they con nue a project that integrate verbal sign and its iconic interfaces, from the origins of the western visual poetry to the recent creative processes in printed media. The reflections intend to demonstrate how this hybrid communicative products explore interchangeable signs between form and sense, words and images, looking for a possible (re)articulation of questions linked to gestalt perception. An intersemiotic reading enphasizes the importance of considering a kind of “typo/icono/graphy” in the language of the contemporary posters, based on Charles Sanders Peirce’s theoretical concepts.

Referências

ANDRADE, Oswald de. Manifesto Antropófago. 1928. In: TELES, Gilberto Mendonça. (1983) Vanguarda Européia e Modernismo Brasileiro. Petrópolis: Vozes. p. 353-360.

ARNHEIM, Rudolf. (1980) Arte e Percepção Visual: uma psicologia da visão criadora. São Paulo: Pioneira.

ÁVILA, Affonso. (1978) O lúdico e as projeções do mundo barroco. São Paulo: Perspectiva.

BARRY, Anne Marie. (1997) Visual Intelligence. Perception, Image and Manipulation in Visual Communication. Albany: State University of New York Press.

CALABRESE, Omar. (1987) A Idade Neo-barroca. São Paulo: Martins Fontes.

________. (1997) Org. Barroco: Teoria e Análise. São Pau- lo: Perspectiva.

CAMPOS, Augusto de1975 et al. (1975) Teoria da Poesia Concreta. São Paulo: Duas Cidades.

CAMPOS, Haroldo de.(1983) Da razão antropofágica - Diálogo e diferença na cultura brasileira. In: Boletim Bibliográfico. Biblioteca Mário de Andrade, v 44 (1/4) . jan. -dez.. São Paulo: Secretaria Municipal da Cultura. p. 107- 127.

CASTRO, E. Mello. (1993) O m visual do século XX. São Paulo: EDUSP.

CLÜVER, Claus. (1997) Estudos interartes. São Paulo: Experimento.

DARNTON, Robert. (1990) O beijo de Lamoure e. Mídia, cultura e revolução. São Paulo: Companhia das Letras.

DONDIS, Donis A. (2003) Sintaxe da linguagem visual. São Paulo: Martins Fontes.

ECO, UMBERTO. (1982) Tratado geral de Semiótica. São Paulo: Perspectiva.

HATHERLY, Ana. (1983) A Experiência do Prodígio – Bases Teóricas e Antologia de Textos-Visuais Portugueses dos séculos XVII e XVIII. Lisboa: Imprensa Nacional-Casa da Moeda.

HJELMSLEV, Louis. (1975) Prolegômenos a uma teoria da linguagem. São Paulo: Abril Cultural.

FAVARETTO, Celso. (1996) Tropicália: alegoria, alegria. São Paulo: Ateliê Editorial.

FERNANDES, José. (1996) O poema visual - Leitura do imaginário esotérico da Antigüidade ao século XX. Petrópolis: Vozes.

GAUDÊNCIO, Norberto. (2004) A herança escultórica da tipografia. São Paulo: Edições Rosari.

GOMES FILHO, J. (2000) Gestalt do objeto: sistemas de leitura visual. São Paulo: Escrituras Editora.

GUIMARÃES, Denise A. D. (1985) A poesia crítico-inventiva. Curitiba: SEC/BBP.

HOMEM DE MELO, Chico. (2011) Linha do tempo do design gráfico no Brasil. São Paulo: Cosac Naify.

JAMESON, Frederic. (1994) Espaço e Imagem. Rio de Janeiro: Editora UFRJ.

JOLY, Martine.(1996) Introdução à análise da imagem. Campinas: Papirus.

KOFFKA, Kurt.(1975) Princípios da Psicologia da Gestalt. São Paulo: Cultrix.

KOHLER, Wolfgang. (1980) Psicologia da Gestalt. Belo Horizonte: Itatiaia.

LYRA, Pedro.(1995) Sincretismo: a poesia da geração 60. Rio de Janeiro: Topbooks.

MANOVICH, Lev. (2001) The Language of New Media. Cambridge: The MIT Press.

MEGGS, Philip B. ; PURVIS, Alston W. (2009) História do Design Gráfico. São Paulo: Cosac Naify.

MENEZES, Philadelpho.(1991) Poética e Visualidade. Campinas: Editora da Unicamp.

MOLES, Abraham. (2005) O Cartaz. São Paulo: Perspectiva.

MUNARI, Bruno. (1997) Design e comunicação visual. São Paulo: Martins Fontes.

PEIRCE, Charles Sanders. (1995) Semiótica. São Paulo: Perspectiva.

PIGNATARI, Décio. (1979) Semiótica & Literatura. Icônico e Verbal. Oriente e Ocidente. São Paulo: Cortez & Mo- raes.

SANTAELLA, Lúcia.(2001) Matrizes da linguagem e pensamento: sonora visual verbal. São Paulo. Iluminuras.

SANTAELLA, Lúcia; NÖTH, Winfried. (1998) Imagem: cognição, semiótica e mídia. São Paulo: Iluminuras.

VENTURA, Roberto. (1991) Estilo Tropical. História Cultural e Polêmicas Literárias no Brasil. São Paulo: Companhia das Letras.

XAVIER, Valêncio. (2002) “Imagem e texto formam uma única linguagem e se conjugam historicamente na literatura e na arte.” Caderno G. Gazeta do Povo. Curitiba, p. 8, 21 de abril de 2002.

Downloads

Publicado

2018-07-10

Edição

Secção

Artigos