Corpo Feminino e os Sentidos de Abjeção: A herança das heroínas do exploitation em Quentin Tarantino

Autores

  • Carolina de Oliveira Silva Universidade Presbiteriana Mackenzie

Palavras-chave:

Personagens femininas, Exploitation, Pós-feminismo.

Resumo

Este artigo pretende discutir as condições de exploração do corpo e da mente como componentes fundamentais para compreender as personagens femininas protagonistas em Quentin Tarantino. Partindo de filmes como Jackie Brown (1997), Kill Bill (2003/2004), Death Proof (2007) e The Hatefull Eight (2015), esta análise expõe questionamentos sobre a abjeção e as formações identitárias relegadas ao corpo feminino em Julia Kristeva (1982), possivelmente entremeadas às heranças reconhecíveis das heroínas do exploitation. Ao estabelecer contradições por meio da paródia pós- moderna, o caráter provisório das representações assume uma natureza complexa e que conversa diretamente com a prerrogativas apresentadas pelo próprio pós-feminismo.

 

This article aims to discuss the conditions in which body and mind are being exploited as fundamental components to understand Quentin Tarantino’s female characters. Departing from movies such as Jackie Brown (1997), Kill Bill (2003/2004), Death Proof (2007) and The Hatefull Eight (2015), this analysis goes through Julia Kristeva’s questionings on abjection and identitary formations relegated to female body (1982), possibly mixed with the recognizable heritage from exploitation’s heroines. While establishing contradictions through postmodern parody, the ephemeral character of representations assumes a complex nature which directly dialogues with the prerrogatives presented by postfeminism itself.

Referências

BAPTISTA, M. (2013). O Cinema de Quentin Tarantino. São Paulo: Papirus.

BORDWELL, D. (2009). (50) Days of summer (movies), Part 2. Blog Observations on Film Art, 12 set. Disponível em: <http://www.davidbordwell.net/blog/cat egory/directorstarantino/>. Acesso em: 06 abr. 2016, 10:20:20.

BUTLER, J. (1999). Gender Trouble – Feminism and the Subversion of Identity. Routledge: New York and London.

CARROLL, N. (1998). The Future of Allusion: Hollywood in the Seventies (and Beyond). In CARROLL, Noël. Interpreting the Moving Image. (pp. 240-264). University of Wisconsin: Madison.

HANSON, H. (2007). Hollywoody Heroines – Women in Film Noir and the Female Gothic Film. New York: I.B. Tauris.

HARVEY, D. (1996). Condição pós-moderna. São Paulo: Loyola.

HUTCHEON, L. (1991). Poética do Pós-Modernismo. Rio de Janeiro: Imago.

JAMESON, F. (1993). Postmodernism and consumer society. In FOSTER, HAL (org.). The anti-aesthetic. Essays on post-modern culture. Seattle: Bay.

KRISTEVA, J. (1982). Powers of Horror – An Essay on Abjection. New York: Columbia University Press.

______. J. (1986). The Kristeva Reader. New York: Columbia University Press.

KUHN, A. (1998). Cinema, Censorship and Sexuality, 1909 – 1925. London: Routledge.

LYOTARD, J. (2000). A Condição Pós-Moderna. 6a ed. Rio de Janeiro: José Olympio LTDA.

MC CALLUM, P. (1985). New Feminist Readings: woman as escriture or woman as other? Canadian Journal of Political and Social Theory 9, n.1-2, pp. 127-132. Disponível em . Acesso em: 08 abr. 2016, 10:50:33.

PLATZ, J. (2012). Return to the Grindhouse: Tarantino and the modernization of 1970s Exploitation. Enthymema, v.2, n.7, 2012, pp. 528-542. Disponível em <https://riviste.unimi.it/index.php/enthymema/article/view/2730>. Acesso em: 09 abr. 2016, 18:32:20.

PRECIADO, B. (2014). O manifesto contrassexual. São Paulo: n-1 edições.

PUCCI, L. (2006). Cinema Pós-moderno. Em MASCARELLO, Fernando (Org.). História do Cinema Mundial. Campinas: Papirus, pp. 361-378.

SCHAEFER, E. (1999). Bold! Daring! Shocking! True! A History of Exploitation Films, 1919 – 1959. Duke University Press: Durham & London.

SHOHAT, E.; Stam, R. (2006). Crítica da imagem eurocêntrica. São Paulo: Cosac Naify.

STAM, R. (1989). Subversive Pleasures: Bakhtin, Cultural Criticism, and Film. Baltimore: Johns Hopkins University Press, 1989.

Downloads

Publicado

2018-07-10

Edição

Secção

Artigos