Des (encontros) em o “O impossível” de Maria Martins

Autores

  • Simone Cléa Santos Miyoshi Faculdade de Educação - Universidade Federal de Uberlândia - PPGED-UFU

Palavras-chave:

cultura visual, linguagens, dialogismos

Resumo

O texto propõe algumas reflexões acerca das possíveis leituras ou busca de significados sobre a visualidade da escultura “O impossível” de Maria Martins, sobretudo por intermédio dos movimentos exotópicos e dos dialogismos engendrados pelos pressupostos teóricos de Bakhtin. Por meio deles, ampliam-se os significados, os discursos possíveis, evocam a corporeidade da obra, que transmuta em seu inacabamento, que evoca um devir. Essa experiência pode se desenvolver através do eu observador e o eu da escultora, o eu e o eu do outro que contempla, promovendo a multiplicidade de olhares, de vozes, uma polifonia de possiblidades, de interpretações.

Biografia Autor

Simone Cléa Santos Miyoshi, Faculdade de Educação - Universidade Federal de Uberlândia - PPGED-UFU

Doutoranda em Educação pela Faculdade de Educação da Universidade Federal de Uberlândia, FACED-UFU, na linha de História e Historiografia da Educação, Mestre pela mesma instituição e linha de pesquisa. Possui Graduação em Pedagogia pela Faculdade de Educação da Universidade Estadual de Campinas, FE-UNICAMP, e Pós-Graduação em Psicopedagogia pela Universidade Presbiteriana MACKENZIE e Distúrbios de Aprendizagem pela Faculdade de Medicina da FM-ABC.. Atualmente pesquisa a história da educação brasileira relacionada as representações da modernidade nas fontes imagéticas do XIX e XX.

Referências

AMORIM, Marília. (2006). Cronotopo e exotopia. In: BRAIT, Beth (org.). Bakhtin: outros conceitos chave. São Paulo: Contexto.

BAKHTIN, Mikhail Mikhailovitch. (1992). Estética da Criação Verbal. São Paulo:Martins Fontes.

BAKHTIN, Mikhail Mikhailovitch. (2010). Estética da Criação verbal. São Paulo: Martins Fontes.

FIORIN, José Luiz. (2010). “Categorias de análise em Bakhtin”. In: PAULA, Luciane de; STAFUZZA, Grenissa (orgs.). Círculo de Bakhtin: Diálogos in possíveis. Campinas, SP: Mercado de Letras.

Downloads

Publicado

2019-02-14

Edição

Secção

Artigos