Semiose em Peirce e Lotman

Autores

  • Tarcísio de Sá Cardoso Faculdade de Comunicação - Universidade Federal da Bahia (UFBA) - Brasil
  • Carlos Magno Pinheiro Barreto Junior Universidade Federal da Bahia

Palavras-chave:

semiótica, semiótica de C. Peirce, semiótica de I. Lotman

Resumo

O presente trabalho tem o intuito de discutir a noção de semiose no âmbito das propostas semióticas de Charles S. Peirce e de Iuri Lotman, esclarecendo suas semelhanças e diferenças, com o propósito de apontar um possível diálogo entre estes dois autores importantes para a história da semiótica. Para tanto, apresentamos em primeiro lugar, o conceito de semiose dentro do quadro teórico elaborado por Peirce, discutindo as principais noções de sua fenomenologia, teoria das categorias, a noção de identidade triádica (teridentidade), noções estas que são importantes para a compreensão do que Peirce entendia por signo e semiose. Em um segundo momento, discutimos alguns dos principais conceitos da semiótica da cultura a partir de Lotman, trazendo à tona conceitos como texto, sistema modelizante, modelização, semiosfera, fronteira. Por fim, comparamos as duas concepções de semiose encontradas em cada uma das teorias, atentando para as dissonâncias e consonâncias entre elas.

Biografias Autor

Tarcísio de Sá Cardoso, Faculdade de Comunicação - Universidade Federal da Bahia (UFBA) - Brasil

Professor adjunto do Departamento de Comunicação da UFBA. Doutor em Tecnologias da Inteligência e Design Digital (TIDD) pela PUC-SP. Mestre em Comunicação e Semiótica pela PUC-SP. Membro do grupo de pesquisa TransObjeto e do Grupo de Pesquisa em Semiótica e Culturas da Comunicação (GPESC). Atualmente, desenvolve pesquisa na área da comunicação. Projeto de pesquisa: Dilemas da comunicação na era digital - confrontação de modelos clássicos e contemporâneos. Desenvolve também pesquisas interdisciplinares com interesse nos trabalhos de Charles S. Peirce, especialmente os relacionados à semiótica, e nos trabalhos de Bruno Latour, especialmente os relacionados à filosofia e sociologia da ciência e à teoria do ator-rede. Possui experiência de docência em cursos superiores na área de Comunicação e Filosofia desde 2010, com ênfase em Teorias da Comunicação, Semiótica e Teorias da cibercultura.

Carlos Magno Pinheiro Barreto Junior, Universidade Federal da Bahia

Pesquisador membro do GPESC (Bahia). Aluno do Bacharelado Interdisciplinar em Artes da Universidade Federal da Bahia (UFBA)

Referências

BRI, I. A. (1998). “Pragmatismo e Técnica”. Hypnos, São Paulo, n. 4, p.149-155,.

LOTMAN, I. M. (1990).Universe of the mind: a semiotic theory of culture. Bloomington And Indianapolis: Indiana University Press.

LOTMAN, I. M. (1996). “La semiosfera: Semiótica de la cultura y del texto”. Navalcarnero, Madrid: Gráficas Rógar.

MACHADO, I. (2003). Escola de Semiótica: A Experiência de Tártu-Moscou para o Estudo da Cultura. Cotia, Sp: Ateliê Editorial.

MACHADO, I.; ROMANINI, V. (2010). Semiótica da comunicação: da semiose da natureza à cultura. Famecos, Porto Alegre, v. 17, n. 2, p.89-97, maio/ago.

MACHADO, I. (2013). Pensamento Semiótico Sobre a Cultura. Sofia, Vitória, Es, v. 2, n. 2, p.60-72, jun.

QUEIROZ, J. (2004). Semiose segundo C. S. Peirce. São Paulo: Educ.

PEIRCE, C. S.. (1978). The Collected Papers of Charles Sanders Peirce. V. 1-6, ed. Charles Hartshorne, Paul Weiss; V 7-8, ed. by Arthur Burks. Cambridge. The Belknap Press of Harvard University Press [CP].

SANTAELLA, L. (2005). Semiótica Aplicada. São Paulo: Pioneira Thonson Learning.

SANTAELLA, L. (2007). “O conceito de semiosfera à luz de C. S. Peirce”. In: MACHADO, I. (Org.). Semiótica da cultura e Semiosfera. São Paulo: Annablume/fapesp, p. 113-123.

SANTAELLA, L. (2008). Teoria Geral dos Signos – como as linguagens significam as coisas. São Paulo. Pioneira Thomson Learning.

SANTAELLA, L. (2016). “Mente e/ou consciência em C. S. Peirce”. Cognitio, São Paulo, v. 17, n. 1, p.119-130, jan./ jun.

SANTAELLA, L. (2016). “Memória e perspectivas da semiótica no Brasil / Memory and perspectives of semiotics in Brazil”. Intexto, Porto Alegre, n. 37, p.22-23, set/dez.

SILVEIRA, L. F. B. (2000). “Em busca dos fundamentos da universidade e da necessidade da semiótica e do pragmatismo de C. S. Peirce”. Cognitio: Revista de Filosofia. São Paulo, n. 1, v. 1. p. 117-126.

VIEIRA, J. A. (2007). “Semiosfera e o conceito de Umwelt”. In: MACHADO, I. (Org.). Semiótica da cultura e Semiosfera. São Paulo: Annablume/fapesp, p. 99-111.

VIEIRA, J. A. (2008). Ontologia. Fortaleza: Expressão gráfica,

Downloads

Publicado

2019-02-14

Edição

Secção

Artigos