O funcionamento da ludus-gamificação e a servidão maquínica

Autores

Palavras-chave:

Servidão Maquínica, Jogo, Lógica, Gamificação

Resumo

Neste artigo de caráter teórico propomos uma correlação entre a noção de servidão maquínica e o fenômeno da gamificação, a fim de apresentar como alguns processos constitutívos do ambiente dos jogos racionais reforçam a manutenção da servidão maquínica, sobretudo ao invisibilizar o funcionamento fenomênico da máquina social e ao conferir uma nova camada de significado dotada de valores e de sentidos contrários àqueles experenciados pela parte humana articulada nessa dinâmica. Para isso, retomamos a compreensão de Huizinga e Caillois sobre o funcionamento das estruturas de jogo e jogar. Em seguida, tratamos da abordagem semiótica dos elementos e do funcionamento da máquina abstrata de Deleuze e Guattari e de sua relação com a servidão maquínica de Lazzarato, além de explicarmos como jogo e semiótica crítica se vinculam na gamificação. Por fim, trazemos a proposição de que a paidia pode auxiliar a romper com a ética e a lógica da máquina capitalista.

Biografias Autor

Mariana Amaro, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Doutoranda e Mestre pelo Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Informação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), na linha de pesquisa Informação, Redes Sociais e Tecnologias e graduada em Comunicação Social - Hab. Jornalismo pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul. Participa do Laboratório de Artefatos Digitais coordenado pela Profª. Drª. Suely Fragoso. Tem experiência na área de Comunicação, com ênfase em jogos digitais, design digital, convergência, cibercultura, narrativas transmidiáticas e jornalismo digital.

Camila Freitas, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Mestra em Comunicação e Informação pelo Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Informação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (PPGCOM - UFRGS), na linha de pesquisa Jornalismo e Processos Editoriais. Desde 2015, integra o Núcleo de Pesquisa em Jornalismo (Nupejor - UFRGS/CNPq). Possui graduação em Comunicação Social, com habilitação em Jornalismo, pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS). Tem experiência na área de Comunicação Social e interesse em temas como jornalismo, alteridade, empatia, narrativa, embodiment e memória.

Publicado

2019-01-09

Edição

Secção

Artigos