A regionalização da televisão no Ceará: um estudo sobre o processo de interiorização da TV no Cariri cearense

Autores

  • José Jullian Gomes Souza Universidade Federal do Ceará

Palavras-chave:

Televisão regional, História da Televisão, Ceará, Cariri Cearense

Resumo

Este trabalho investiga e propõe uma compreensão exploratória sobre o processo de interiorização da televisão no Nordeste, recortando o estudo para a região do Cariri cearense - visualizada como uma das primeiras localidades do interior nordestino (e do Ceará) a receber um sinal de televisão. O objetivo principal é apresentar alguns apontamentos sobre a implantação da televisão local. Como aporte metodológico, a pesquisa foi desenvolvida mediante a uma abordagem qualitativa, sob a utilização da pesquisa bibliográfica e documental. A pesquisa identifica a falta de estudos aprofundados sobre a história da televisão local no interior do estado cearense. Essa história ainda permanece resguardada na lembrança daqueles que vivenciaram a chegada da primeira antena, até a implantação de uma emissora própria de TV na região do Cariri, na cidade de Juazeiro do Norte.

Referências

Bastos da Silva, Robson. (1997). Análise comparativa entre duas emissoras de televisão regionais situadas na Baixada Santista. In: MATTOS, Sérgio (org.). A televisão e as políticas regionais de comunicação. Salvador – São Paulo: Intercom, p. 57-68.

Bazi, Rogério Eduardo Rodrigues. (2001). TV regional: trajetória e perspectivas. Campinas, SP: Alínea.

Belém, Vitor et al. (2019). Entre o território da mídia e a abrangência de conteúdo: um método de análise sobre o telejornal local. In: Coutinho, Iluska; Emerim, Cárlida (orgs.). Telejornalismo local: teorias e conceitos. Coleção Jornalismo Audiovisual. v. 8. Florianópolis: Insular. p. 23-40.

Bourdin, Alain. (2001). A questão local. Rio de Janeiro: DP&A.

Casimiro, Luíz Gonçalves. (1985). A Televisão no Cariri. Boletim do Instituto Cultural do Vale Caririense, nº 12, Juazeiro do Norte – CE.

Coutinho, Iluska; Emerim, Cárlida. (2019). Lugares, espaços, telas e reconhecimento: o local no telejornalismo na contemporaneidade. In: Coutinho, Iluska; Emerim, Cárlida (orgs.). Telejornalismo local: teorias e conceitos. Coleção Jornalismo Audiovisual. v. 8. Florianópolis: Insular, p. 23-40.

Coutinho, Iluska. (2008). Telejornalismo e identidade em emissoras locais: a construção de contratos de pertencimento. In: Vizeu, Alfredo (org.). Sociedade do telejornalismo. Petrópolis, RJ: Vozes, p. 91-107.

Cunha, Rodrigo do Espírito Santo da. (2009). Anotações sobre a história da televisão no Ceará (décadas de 1970 e 1980). In: Encontro Nacional de História da Mídia, 7, 2009, Fortaleza. Anais [...], Unifor: Fortaleza.

Fabri Júnior, Duílio. (2006). A tensão entre o global e o local: a desterritorialização da notícia no bloco rede do Jornal Regional. 2006. Dissertação (Mestrado em Jornalismo) - Faculdade Cásper Líbero, São Paulo.

Feitosa, Emmanuelle Monike Silva. (2013). Nordeste Rural: O Cariri se vê por aqui? Um estudo sobre as notícias rurais na TV e o processo de desenvolvimento regional sustentável. 2013. Dissertação (Mestrado) – Universidade Federal do Ceará – Campus Cariri, Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Regional Sustentável, Juazeiro do Norte.

Kneipp, Valquíria Aparecida P.; Silva, Luciana Salviano M. da. (2017). A trajetória da televisão no RN: um “estado de arte” ou “do conhecimento”. In: Kneipp, Valquíria Aparecida P. (org.). Trajetória da televisão brasileira no Rio Grande do Norte: a fase analógica. Natal: EDUFRN, p. 25-58.

Lins, Aline Maria Grego. (2017). Quando a televisão ainda era uma aventura no nordeste brasileiro. In: Kneipp, Valquíria Aparecida P. (org.). Trajetória da televisão brasileira no Rio Grande do Norte: a fase analógica. Natal: EDUFRN, p. 59-75.

Mattos, Sérgio. (2010). História da Televisão Brasileira: uma visão econômica, social e política. 5 ed. Petrópolis: Editora Vozes.

Oliveira, Naiara Carneiro de. (2017). O Cariri cearense na TV: um estudo de caso. 2017. Dissertação (Mestrado em Comunicação) – Universidade Federal do Pernambuco, Centro de Artes e Comunicação, Recife.

Sales júnior, Francisco das Chagas; Kneipp, Valquíria Aparecida Passos. (2020). A televisão digital no Rio Grande do Norte: o encerramento das transmissões analógicas na Inter TV Cabugi. Temática, João Pessoa, v. 16, n. 12, p. 32-48, dez.

Sales Júnior, Francisco das Chagas; Kneipp, Valquíria Aparecida Passos. (2019). O desenvolvimento da TV no Nordeste: um estudo sobre o início da televisão no Rio Grande do Norte. Revista Brasileira de História da Mídia, Teresina, v. 8, n. 2, p. 55-68, jul./dez.

Silva, Edna de Mello. (2020). 70 anos de telejornalismo no Brasil: a inauguração da TV Tupi e o legado do telejornal Imagens do Dia. In: Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação, 43, 2020, Salvador. Anais [...], UFBA: Salvado.

Strelow, Aline. (2011). A televisão chega ao Rio Grande do Sul. BOCC: Biblioteca On-line de Ciências da Comunicação. Disponível em: http://www.bocc.ubi.pt/pag/strelow-aline-a-televisao-chega-ao-rio-grande-do-sul.pdf. Acesso em: 7 jun. 2021.

Temer, Ana Carolina Rocha Pessoa. (2017). Repensando um método para conhecer a história das emissoras de televisão no Brasil. In: Kneipp, Valquíria Aparecida P. (org.). Trajetória da televisão brasileira no Rio Grande do Norte: a fase analógica. Natal: EDUFRN.

Tourinho, Carlos. (2009). Inovação no telejornalismo: o que você vai ver a seguir. Vitória: EspaçoLivros.

Downloads

Publicado

2022-12-02

Edição

Secção

Artigos