Imagens de uma guerra não declarada: percursos e apropriações das visualidades da violência no Brasil

Autores

  • Pedro Lourenço da Silva Neto Mestrando no Programa de Pós-Graduação em Comunicação - Universidade Federal de Pernambuco

Palavras-chave:

imagens de violência, violência estatal, enquadramento, mídia hegemônica, redes digitais, mídia ativista

Resumo

Este artigo busca produzir uma reflexão sobre o estatuto da produção e circulação das imagens de violência no Brasil. Cruzando um percurso histórico que parte dos usos da exposição pública dos castigos e execuções de negros escravizados até a atual circulação de flagrantes de violência policial a partir das redes digitais, apontamos como a mídia hegemônica atua em consonância com o projeto autoritário e genocida das elites nacionais. Ao produzirem enquadramentos estigmatizantes – contra negros, pobres, moradores das periferias e outras populações oprimidas – na cobertura da segurança pública, os grandes veículos de comunicação irão legitimar a atuação violenta das forças repressivas. Neste cenário, os flagrantes de violência policial – potencializados pela disseminação de câmeras e pelo acesso crescente à internet e às mídias sociais – irão causar comoção pública e ativar "redes de indignação" que buscam expor a verdade, responsabilizar os agentes da violência e promover mudanças nas políticas de segurança pública.

Biografia Autor

Pedro Lourenço da Silva Neto, Mestrando no Programa de Pós-Graduação em Comunicação - Universidade Federal de Pernambuco

Graduado em Comunicação Social - Publicidade e Propaganda pela Universidade Federal de Pernambuco (2016). Mestrando no Programa de Pós-Graduação em Comunicação da Universidade Federal de Pernambuco. Atua principalmente nos seguintes temas da comunicação: mídia ativista, comunicação popular e comunitária, mídias sociais e imagens de violência.

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Publicado

2023-03-22

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Artigos