Chamada de Artigos

2023-05-08

A episteme de uma época é o sistema que institui as condições de possibilidade de todo e qualquer saber, seja o expresso em uma teoria, seja o que se encontra investido em uma prática. Para compreender o seu funcionamento é preciso voltar a atenção ao que lhe é contemporâneo: seus discursos, técnicas e tecnologias, meios e mídias, corporalidades, materialidades, linguagens e expressões. Ou seja, é preciso debruçar-se sobre esse conjunto múltiplo de signos de modo a investigar sua aderência a um dado recorte epistemológico. Além de dar a ver os códigos de sua época, tais fenômenos empíricos também apontam para as descontinuidades que separam as diferentes epistemes. Considerando tal sistematização como um pressuposto para a constituição de sentido, os códigos agrupam-se de modo a configurar regimes de visibilidade e dizibilidade que, conforme Alexandre Rocha da Silva [et al.] (2020), são um agenciamento coletivo semiótico que estabelece limites ao mesmo tempo que multiplica o que se pode ver, falar e comunicar.

Nesse contexto, Gilles Deleuze alerta que tanto o visível, quanto o enunciável, não são sempre facilmente percebidos: “são até mesmo invisíveis enquanto permanecem nos objetos, nas coisas ou nas qualidades sensíveis, sem nos alçarmos até a condição que as abre” (DELEUZE, 2005, p. 66). Nesta perspectiva, cabe à semiótica pesquisar, descrever e abrir os caminhos para a compreensão de tais regimes. Consideramos que a obra de Michel Foucault (2019; 2020), de sua parte, lega a tais regimes uma questão própria à comunicação, pois são eles que, compondo o arquivo de uma dada época, instituem o comunicável de tal período.

Em sua célebre obra As Palavras e as Coisas (1966), Foucault evidencia, justamente, os processos de rompimento do pensamento ocidental consigo mesmo, a começar pela Renascença, marcada pelo ideal da semelhança como sua episteme, passando pela Era Clássica, condicionada pela representação como elo entre a linguagem e o conhecimento e, por fim, a Modernidade enquanto o berço do homem como sujeito e objeto de saber.

Mas, no que diz respeito aos nossos dias, estaríamos a viver uma nova ruptura epistemológica? Ou as rupturas contemporâneas são pontuais no contexto de um mesmo regime epistemológico? Quais seriam os novos regimes de visibilidade e dizibilidade desse novo tempo e como se edificam em seus sentidos e processos semióticos? De que maneira tais regimes se traduzem a partir de objetos sensíveis, como a literatura, a fotografia, o cinema, a publicidade, a arte, as narrativas jornalísticas e outros? A quais rupturas apontam tais objetos?

Convidamos interessadas(os) em discutir essas questões a partir da perspectiva semiótica a submeterem artigos ao dossiê “A Semiótica e os novos regimes de visibilidade e dizibilidade”, na 12ª edição da Revista Eikon de Semiótica e Cultura, editada pelo LabCom - Comunicação e Artes da Universidade da Beira Interior, a ser publicada em julho de 2023.

Alguns eixos de abordagem sugeridos (mas não exclusivos):

- Fenômenos comunicacionais que expressam a emergência de novos regimes de visibilidades e dizibilidades;

- As abordagens das distintas tradições da semiótica no que diz respeito à emergência da novidade;

- Como e onde regimes semióticos atuam para interromper a emergência da novidade, buscando estancar os fluxos semióticos;

- O pensamento da semiótica acerca do comunicável e sua relação com os regimes de dizibilidades e visibilidades;

- As análises semióticas que podem ser feitas a partir de objetos sensíveis ou estudos de caso no que diz respeito ao visível e ao enunciável;

- As possíveis relações entre a comunicação, o comunicável e a novidade;

- A semiótica e os processos de produção de novidade, sejam de um ponto de vista teórico ou de emergências práticas.

O nº 13 da revista será publicado em Julho de 2023.

 

A eikon só aceita submissões através da plataforma de envio: http://ojs.labcom-ifp.ubi.pt/index.php/eikon/user/register


 

Datas relevantes:

Nº 13 — Julho de 2023

Nº 14 — Dezembro de 2023

Submissão: 30 de maio

Notificação dos autores: 15 de julho

Publicação: Julho de 2023

 

eikon (www.eikon.ubi.pt) é uma revista multidisciplinar sobre Semiótica e Cultura com revisão por pares, que aceita artigos e investigação original escritos em Português, Inglês, Espanhol e Francês.

Aberta a uma ampla gama de abordagens teóricas e metodológicas, eikon recebe artigos originais de pesquisa no campo da semiótica, entendida como o estudo sistemático de significantes, significados e dos seus efeitos.