Voz over e colagens musicais em documentários ensaísticos de Chris Marker e Agnès Varda da época da Nouvelle Vague

Autores

  • Luiza Beatriz Alvim Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)

Palavras-chave:

Filme-ensaio, música no documentário, voz over

Resumo

Analisamos documentários ensaísticos de Chris Marker e Agnès Varda da época da Nouvelle Vague com predominância de voz over e uso de música preexistente, especialmente Carta da Sibéria (Marker, 1958) e Elsa la Rose (Varda, 1965), investigando a relação entre esses elementos e deles com as imagens. Nesses filmes, a voz over é signo de modernidade e a música preexistente faz parte de uma colagem musical, sendo que ambos os elementos sonoros se relacionam muitas vezes de modo irônico com as imagens.

Biografia Autor

Luiza Beatriz Alvim, Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)

Pós-doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Música da UFRJ. Doutora em Comunicação e Cultura pela UFRJ

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Publicado

2018-09-28

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