Submissões

Submissões Online

Já possui um nome de utilizador/senha de acesso à revista DOC On-line?
Acesso

Não tem nome de utilizador/senha?
Registo de utilizadores

O registo no sistema e posterior acesso ou autenticação são obrigatórios para a submissão de trabalhos, bem como para acompanhar o processo editorial em curso.

 

Instruções para Autores

A submissão assim como a revisão científica dos artigos não implicam qualquer custo para o(s) autor(es).

Os autores garantem que o trabalho é original e inédito e não se encontra sob revisão para outra publicação. Caso contrário, essa informação deve constar em: "Comentários ao Editor". 

Os ficheiros para submissão serão em formato Microsoft Word, OpenOffice ou RTF (desde que não ultrapassem 2MB).

O ficheiro não deve conter informação que identifique o(s) autor(es).

A informação a divulgar sobre os autores é a seguinte: 3 níveis de filiação (Universidade, Faculdade, Departamento ou Centro de Investigação); código postal (da instituição), cidade, país e e-mail.

 Os textos devem seguir o Acordo Ortográfico da Língua Portuguesa. Em caso de dúvida, consultar o Acordo Ortográfico da Língua Portuguesa e o Conversor do Acordo Ortográfico da Porto Editora.

 

INDICAÇÕES PARA AS SECÇÕES "DOSSIER TEMÁTICO" E "ARTIGOS"

O artigo deve seguir as seguintes normas:

Título do artigo:

Resumo: 5 linhas.

Palavras-chave: 3 a 6.

Resumen: 5 líneas.
Palabras clave: 3 a 6.

Abstract: 5 lines.
Keywords: 3 to 6.

Résumé: 5 lignes.

Mots-clés: 3 à 6.

(a DOC On-line assume a tradução/revisão dos resumos em castelhano, inglês e francês)

O texto será escrito em Word, em página formato A4, espaçamento de 1,5, alinhamento justificado, Fonte Times New Roman e tamanho 12.

O título dos filmes será em itálico, por exemplo, o filme Asaltar los cielos (1996), de Javier Rioyo e José Luis López Linares.

Ao longo do texto, títulos, subtítulos e palavras podem ser destacadas em itálico, o negrito deve ser evitado. Usar o negrito para sub-títulos do artigo.

As imagens serão em formato JPG ou TIFF com resolução mínima de 200dpi.

As citações devem vir acompanhadas da referência do autor, ano e número de página, “suponhamos que esta é uma frase da autoria de Jacques Aumont” (Aumont, 2003: 12). No caso de citações referenciais de dois autores (Aumont e Marie, 2001). No caso de três ou mais autores (Aumont et al., 2005).

As citações com mais de 4 linhas devem ser colocadas com espaçamento simples, devem ser recuadas em relação ao corpo do texto, mantendo de resto a mesma formatação do corpo do texto. 

As notas de rodapé serão no final de cada página. No caso da nota de rodapé citar uma referência bibliográfica do seguinte modo: Xavier, I. (1984). O discurso cinematográfico. A opacidade e a transparência. Rio de Janeiro: Paz e Terra.

As Referências bibliográficas e Filmografia serão colocadas no final do artigo.

 Referências bibliográficas (NORMAS APA)

 Exemplo de livro:

Aumont, J. & Marie, M. (2003). Dicionário teórico e crítico de cinema. São Paulo: Papirus.

Xavier, I. (1984). O discurso cinematográfico.  A opacidade e a transparência. Rio de Janeiro: Paz e Terra.

Exemplo de capítulo de livro:

MacDougall, D. (2003). Beyond observational cinema. In P. Hockings (ed.), Principles of Visual Anthropology (pp.115-132),  3rd Ed. Berlin, New York: Mouton de Gruyter.

Exemplo de artigos publicados em revistas:

Leroi-Gourhan, A. (1948). Cinema  et sciences humaines. Le film ethnologique existe-t-il. Revue de Géographie Humaine et d’Ethnologie, 1( 3) 42-50. Paris.

Exemplo de Monografias, dissertações e teses:

Fitera, J. M. (2004). Los documentales de contenido religioso. Estudio de las series transmitidas por la RAI en torno al cambio de milénio (1998-2000). Navarra: Tese de Doutorado, Universidad de Navarra.

Exemplo de artigo de jornal:

Pereira, J.P. (2001). A nova política para o audiovisual. Jornal do Commercio, 22, p. 3.

Exemplo de periódicos na Internet:

Bedregal, X. (s/data). Entrevista con Carmen Castillo: La dictadura, gran máquina del olvido, convirtió a Chile en país de la amnesia general. Disponível em: http://www.jornada.unam.mx/1999/04/05/carmen-castillo.htm

Filmografia

En un lugar del cielo (2003), de Alejandra Carmona.

La flaca Alejandra (1993), de Carmen Castillo.

 

INDICAÇÕES PARA A SECÇÃO "ANÁLISE E CRÍTICA DE FILMES"

O texto deve seguir as instruções para as secções "Dossier temático" e "Artigos" e incluir: título do filme, realizador, país, ano e ficha técnica.

 

INDICAÇÕES PARA A SECÇÃO "LEITURAS"

O texto deve seguir as instruções para as secções "Dossier temático" e "Artigos" e incluir: autor do livro, título, cidade, editora, ano e ISBN. 

 

INDICAÇÕES PARA A SECÇÃO "ENTREVISTA"

O texto deve seguir as instruções para as secções "Dossier temático" e "Artigos" e incluir: onde e quando a entrevista decorreu.

 

INDICAÇÕES PARA A SECÇÃO "TESES"

A informação a divulgar é a seguinte: título; autor; e-mail; Tipo de tese: (Doutorado ou Mestrado); Designação do Programa de Estudos; Instituição (Universidade, Faculdade, Departamento e/ou Centro de Investigação); Resumo; Palavras-chave; Ano; Orientador. 

 

Declaração de Direito Autoral

A DOC On-line adota uma licença Creative Commons Internacional CC BY 4.0 que permite a partilha do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial na DOC On-line, ou seja:

1) Ao submeter um artigo, os autores cedem os seus direitos de primeira publicação à revista DOC On-line.

2) Após publicação na DOC On-line, os autores poderão re-publicar o seu trabalho, online ou em versão impressa, devendo mencionar a publicação original na revista DOC On-line

 

 

Política de Privacidade

Os nomes e endereços fornecidos nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.