“VEM VACINAR”: ESTRATÉGIAS PERSUASIVAS EM UMA CAMPANHA DE VACINAÇÃO CONTRA O SARAMPO NO BRASIL
Palavras-chave:
estratégias persuasivas, pathos, vacinação.Resumo
Este artigo se apoia nos pressupostos da Retórica Aristotélica e nos estudos de Ferreira (2015), Abreu (1999), Reboul (1998), Perelman e Olbrechts-Tyteca (1996), e na Retórica da Imagem, com os preceitos de Barthes (1990). A partir dessa teoria, analisamos uma campanha de vacinação contra o Sarampo (texto multimodal), postada na rede social Instagram, no dia 10 de maio de 2022, produzida com vistas a persuadir o auditório a se vacinar contra essa doença, até então erradicada, mas que se manifestou novamente em nosso país. De acordo com o Butantan, principal produtor de imunobiológicos do Brasil, houve considerável queda na cobertura vacinal no país. Assim, enquanto parte da população adere ao discurso pró-vacinação, muitos o rechaçam, apoiados em diversas justificativas. Sendo assim, nesse contexto polarizado, verificamos quais artifícios retóricos foram utilizados pelo orador na campanha selecionada. Observamos os recursos constituintes do logos, no texto verbal e imagético, como os tipos de argumentos, lugares e as figuras retóricas. O intuito foi verificar como os recursos racionais são capazes de mobilizar paixões no auditório e atingir, assim, o pathos. Nossa análise é, então, pautada nas lentes da Retórica e do percurso das paixões, apresentado por Aristóteles (2011). A partir deste estudo, discutimos informações sobre vacinação, argumentação e saúde. Ressaltamos, com esta análise, que o pathos é capaz de suscitar emoções no auditório e, portanto, promover a persuasão.Referências
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