Discurso mediado pela Retórica em instâncias acadêmicas: uma leitura do Ethos
Palavras-chave:
Ethos, logos e pathos, estudos retóricos, oralidadeResumo
Este trabalho analisa o ethos, com evidências de prudência, virtude e benevolência; ancora-se no projeto de Iniciação Cientifica CAPES/CNPq, em uma Universidade do Estado de Alagoas (Arapiraca), com vistas à divulgação dos conhecimentos retórico-conversacionais no Curso de Graduação de Letras. O estudo do ethos é analisado em situação monologal/dialogal e em dialogal. A Retórica é entendida como a arte de convencer e persuadir no plano das ideias e dos sentimentos, respectivamente, o que poderá conduzir o auditório à execução das intenções do orador. A investigação segue uma linha de pesquisa de abordagem qualitativa, com um olhar descritivo e interpretativista. Tomam-se como corpus fragmentos interativos de lives produzidos em situações acadêmicas por universidades públicas durante o período da pandemia, para o processo de transcrição. Embasam o trabalho teóricos como Aristóteles (2011), Abreu (2009), Ferreira (2018, 2021), Marcuschi (2003, 2008), Meyer (2007), Perelman & Olbrechts-Tyteca (2014 [1958]), Reboul (2004), Santos & Rocha (2020), entre outros. A relevância do trabalho se dá por trabalhar um corpus diferenciado e por propiciar análises de manifestações do caráter dos oradores durante lives na função monologal/dialogal e dialogal.
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