O PEDIDO DE PRISÃO DE LULA NO CASO TRIPLEX DO GUARUJÁ
A CONSTRUÇÃO DO ETHOS DA REVISTA CARTA CAPITAL
Palabras clave:
Ethos. Imagens. Revista. Carta Capital. Lula.Resumen
O presente trabalho tem como objetivo analisar o ethos da revista Carta Capital por meio de fotos e enunciados que fazem parte da composição de uma reportagem e como a escolha desses elementos podem influenciar na construção argumentativa e na imagem discursiva evidenciada. Para tanto, utilizamos a edição 892 da revista Carta Capital, que aborda o acontecimento sobre o pedido de prisão de Lula no caso do apartamento Triplex. Para tanto, utilizamos os estudos da Retórica e Argumentação nos embasando em Perelman e Olbrechts-Tyteca (2005), Ferreira (2017), Haddad (2005), Maingueneuau (2005) e Mariano (2016). Metodologicamente, este trabalho tem como escopo a pesquisa bibliográfica de abordagem qualitativa, para isso, analisamos as imagens e a sua composição, bem como os enunciados que a compunham. Para tal fim, pudemos constatar a importância que as imagens possuem no processo da construção argumentativa, visto que o orador pode manipular ou reforçar aquilo que é dito no discurso, ocasionando uma comunhão com o auditório acerca do assunto defendido e contribuindo para identificarmos como os ethos são construídos.
Citas
AMOSSY, Ruth. Imagens de si no discurso: a construção do ethos. Ruth Amossy (org.). São Paulo: Contexto, 2005.
ARISTÓTELES. Retórica. [384-322 a.C]. Trad. Edson Bini. São Paulo: Edipro, 2011.
CARTA CAPITAL. Disponível em: http://www.cartacapital.com.br. Último acesso em 04 de abril de 2019.
FERREIRA, Luiz Antônio. Leitura e persuasão: princípios de análise retórica/ - 1. ed., 1ª reimpressão. – São Paulo: Contexto, 2017.
HADDAD, Galit. Ethos prévio e ethos discursivo: o exemplo de Roman Rolland. In: Imagens de si no discurso: a construção do ethos. AMOSSY, Ruthy (org.); São Paulo: Contexto, 2005 p. 145-165.
MAINGUENEUAU, Dominique. Ethos, cenografia, incorporação. In: Imagens de si no discurso: a construção do ethos. AMOSSY, Ruth (org.); São Paulo: Contexto, 2005, p. 69-92.
MARIANO, Márcia Regina Pereira Curado. Como Itabaiana se mostra (ou é mostrada) na mídia. A questão do auditório em Perelman: o que as capas de revista dizem sobre os leitores. In: Diversas faces de Itabaiana: análise de imagens discursivas da Cidade dos Caminhoneiros. Márcia R. C. Mariano; Flávio P. Santana (Orgs.) – Aracaju: ArtNer Comunicação, 2016 p, 17-54
MARIANO, Márcia Regina Pereira Curado; SANTANA, Flávio Passos. Como Itabaiana se mostra (ou é mostrada) na mídia. A construção do ethos de uma cidade e de seus habitantes em uma revista local. In: Diversas faces de Itabaiana: análise de imagens discursivas da Cidade dos Caminhoneiros. Márcia R. C. Mariano; Flávio P. Santana (Orgs.) – Aracaju: ArtNer Comunicação, 2016 p, 55-71.
PERELMAN, Chaïm; OLBRECHTS-TYTECA, Lucie. Tratado da Argumentação: a nova retórica [1958]. Maria Ermantina Galvão G. Pereira (Trad.) – 2ª ed. – Novo Hamburgo: Feevale, 2005.
Descargas
Publicado
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2023 Rhêtorikê- revista digital de retórica
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial-SinDerivadas 4.0.
A Rhêtoriké- revista digital de retórica é uma revista de Acesso Livre.Todos os seus conteúdos estão disponíveis gratuitamente, sem custo para o utilizador ou para a sua instituição.O utilizador pode ler, baixar, copiar, distribuir, imprimir, pesquisar ou vincular aos textos completos dos artigos nesta revista sem autorização prévia do editor ou do autor.
A Rhêtoriké- revista digital de retórica, LabCom.IFP, está licenciado sob uma Licença Creative Commons Atribuição-Não Comercial-NoDerivs 3.0 Unported.Ao enviar seu trabalho para a revista, confirma ser o autor e que possui os direitos autorais, que o conteúdo é original e anteriormente inédito e que concorda com os termos de licenciamento.
English:
Rhêtoriké- digital rhetoric journal is an Open Access journal.All its contents are available free of charge, at no cost to you or your institution.You can read, download, copy, distribute, print, search or link to the full texts of the articles in this journal without prior permission from the editor or the author.
Rhêtoriké- digital rhetoric journal, LabCom.IFP, is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Unported License.By submitting your work to the journal, you confirm that you are the author and that you own the copyright, that the content is original and previously unpublished, and that you agree to the licensing terms.