A RETÓRICA DA IDENTIDADE EM “POEMA DE UM ASSIMILADO”, DE AGNELO REGALLA
Resumo
A assimilação nomeia um processo em que grupos culturais adquirem os costumes de outros povos, o que ocorre com frequência numa situação de contato entre grupos dominadores e grupos dominados principalmente do ponto de vista de poderio militar e econômico, como se verificou, por exemplo, durante períodos de colonização. O processo de assimilação é realizado de forma mais ou
menos tensa, dependendo das negociações de identidade que aí ocorrem. A assimilação tornou-se um programa sistemático no governo do ditador português António Salazar (1889-1970), que, entre outros planos, pretendia com ela enfraquecer a cultura original dos africanos colonizados por Portugal, estabelecendo uma elite colonizada europeizada e colaboradora da metrópole. No centro desse contexto, situa-se “Poema de um Assimilado” (1973), do escritor guineense Agnelo Regalla. Trata-se de um texto confessional no qual se vislumbra um posicionamento militante do escritor a respeito da fragmentação da identidade cultural que o colonialismo e a assimilação ocasionam. Com efeito, pretende-se, neste artigo, de delineamento qualitativo e bibliográfico, submeter o poema de Regalla ao método retórico de análise textual de modo a evidenciar a sua organização persuasiva e os numerosos efeitos de sentido daí advindos.
Palavras-chave: Retórica. Assimilação. Agnelo Regalla.
Downloads
Publicado
Edição
Secção
Licença
Este trabalho encontra-se publicado com a Licença Internacional Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0.
A Rhêtoriké- revista digital de retórica é uma revista de Acesso Livre.Todos os seus conteúdos estão disponíveis gratuitamente, sem custo para o utilizador ou para a sua instituição.O utilizador pode ler, baixar, copiar, distribuir, imprimir, pesquisar ou vincular aos textos completos dos artigos nesta revista sem autorização prévia do editor ou do autor.
A Rhêtoriké- revista digital de retórica, LabCom.IFP, está licenciado sob uma Licença Creative Commons Atribuição-Não Comercial-NoDerivs 3.0 Unported.Ao enviar seu trabalho para a revista, confirma ser o autor e que possui os direitos autorais, que o conteúdo é original e anteriormente inédito e que concorda com os termos de licenciamento.
English:
Rhêtoriké- digital rhetoric journal is an Open Access journal.All its contents are available free of charge, at no cost to you or your institution.You can read, download, copy, distribute, print, search or link to the full texts of the articles in this journal without prior permission from the editor or the author.
Rhêtoriké- digital rhetoric journal, LabCom.IFP, is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Unported License.By submitting your work to the journal, you confirm that you are the author and that you own the copyright, that the content is original and previously unpublished, and that you agree to the licensing terms.