O PEDIDO DE PRISÃO DE LULA NO CASO TRIPLEX DO GUARUJÁ

A CONSTRUÇÃO DO ETHOS DA REVISTA CARTA CAPITAL

Autores

Palavras-chave:

Ethos. Imagens. Revista. Carta Capital. Lula.

Resumo

O presente trabalho tem como objetivo analisar o ethos da revista Carta Capital por meio de fotos e enunciados que fazem parte da composição de uma reportagem e como a escolha desses elementos podem influenciar na construção argumentativa e na imagem discursiva evidenciada. Para tanto, utilizamos a edição 892 da revista Carta Capital, que aborda o acontecimento sobre o pedido de prisão de Lula no caso do apartamento Triplex. Para tanto, utilizamos os estudos da Retórica e Argumentação nos embasando em Perelman e Olbrechts-Tyteca (2005), Ferreira (2017), Haddad (2005), Maingueneuau (2005) e Mariano (2016). Metodologicamente, este trabalho tem como escopo a pesquisa bibliográfica de abordagem qualitativa, para isso, analisamos as imagens e a sua composição, bem como os enunciados que a compunham. Para tal fim, pudemos constatar a importância que as imagens possuem no processo da construção argumentativa, visto que o orador pode manipular ou reforçar aquilo que é dito no discurso, ocasionando uma comunhão com o auditório acerca do assunto defendido e contribuindo para identificarmos como os ethos são construídos.

Biografias Autor

Flávio Passos Santana, Universidade Federal de Sergipe

Doutor em Letras-Estudos Linguísticos (UFS), Mestre em Letras-Estudos Linguísticos (UFS) e Graduado em Letras-Língua Portuguesa (UFS). Também é especialista em Gênero e Sexualidade na Educação (UFBA) e em Linguística e Formação de Leitores (FACEL). Pesquisador no Grupo de Estudos Retóricos e Argumentativos (ERA), no Grupo Linguagem, Enunciação e Discurso (LED), no Grupo de Estudos em Argumentação e Retórica Aplicada (GPARA) e no Laboratório de Estudos em Texto e Tecnologia (LETTEC). Ainda faz parte do Centro Internacional e Multidisciplinar em Estudos Épicos (CIMEEP), vinculado ao GT: Argumentação e Retórica na Poesia Épica. Tem experiência nas áreas de Linguística, com ênfase nos estudos da Argumentação e Retórica e na conversação desta abordagem com outras abordagens do texto e do discurso.

Edgar Andrade Costa

Graduado em Letras-Língua Portuguesa

Referências

AMOSSY, Ruth. Imagens de si no discurso: a construção do ethos. Ruth Amossy (org.). São Paulo: Contexto, 2005.

ARISTÓTELES. Retórica. [384-322 a.C]. Trad. Edson Bini. São Paulo: Edipro, 2011.

CARTA CAPITAL. Disponível em: http://www.cartacapital.com.br. Último acesso em 04 de abril de 2019.

FERREIRA, Luiz Antônio. Leitura e persuasão: princípios de análise retórica/ - 1. ed., 1ª reimpressão. – São Paulo: Contexto, 2017.

HADDAD, Galit. Ethos prévio e ethos discursivo: o exemplo de Roman Rolland. In: Imagens de si no discurso: a construção do ethos. AMOSSY, Ruthy (org.); São Paulo: Contexto, 2005 p. 145-165.

MAINGUENEUAU, Dominique. Ethos, cenografia, incorporação. In: Imagens de si no discurso: a construção do ethos. AMOSSY, Ruth (org.); São Paulo: Contexto, 2005, p. 69-92.

MARIANO, Márcia Regina Pereira Curado. Como Itabaiana se mostra (ou é mostrada) na mídia. A questão do auditório em Perelman: o que as capas de revista dizem sobre os leitores. In: Diversas faces de Itabaiana: análise de imagens discursivas da Cidade dos Caminhoneiros. Márcia R. C. Mariano; Flávio P. Santana (Orgs.) – Aracaju: ArtNer Comunicação, 2016 p, 17-54

MARIANO, Márcia Regina Pereira Curado; SANTANA, Flávio Passos. Como Itabaiana se mostra (ou é mostrada) na mídia. A construção do ethos de uma cidade e de seus habitantes em uma revista local. In: Diversas faces de Itabaiana: análise de imagens discursivas da Cidade dos Caminhoneiros. Márcia R. C. Mariano; Flávio P. Santana (Orgs.) – Aracaju: ArtNer Comunicação, 2016 p, 55-71.

PERELMAN, Chaïm; OLBRECHTS-TYTECA, Lucie. Tratado da Argumentação: a nova retórica [1958]. Maria Ermantina Galvão G. Pereira (Trad.) – 2ª ed. – Novo Hamburgo: Feevale, 2005.

Downloads

Publicado

2023-10-03

Edição

Secção

Artigos