“VEM VACINAR”: ESTRATÉGIAS PERSUASIVAS EM UMA CAMPANHA DE VACINAÇÃO CONTRA O SARAMPO NO BRASIL

Autores

Palavras-chave:

estratégias persuasivas, pathos, vacinação.

Resumo

Este artigo se apoia nos pressupostos da Retórica Aristotélica e nos estudos de Ferreira (2015), Abreu (1999), Reboul (1998), Perelman e Olbrechts-Tyteca (1996), e na Retórica da Imagem, com os preceitos de Barthes (1990). A partir dessa teoria, analisamos uma campanha de vacinação contra o Sarampo (texto multimodal), postada na rede social Instagram, no dia 10 de maio de 2022, produzida com vistas a persuadir o auditório a se vacinar contra essa doença, até então erradicada, mas que se manifestou novamente em nosso país. De acordo com o Butantan, principal produtor de imunobiológicos do Brasil, houve considerável queda na cobertura vacinal no país. Assim, enquanto parte da população adere ao discurso pró-vacinação, muitos o rechaçam, apoiados em diversas justificativas. Sendo assim, nesse contexto polarizado, verificamos quais artifícios retóricos foram utilizados pelo orador na campanha selecionada. Observamos os recursos constituintes do logos, no texto verbal e imagético, como os tipos de argumentos, lugares e as figuras retóricas. O intuito foi verificar como os recursos racionais são capazes de mobilizar paixões no auditório e atingir, assim, o pathos. Nossa análise é, então, pautada nas lentes da Retórica e do percurso das paixões, apresentado por Aristóteles (2011). A partir deste estudo, discutimos informações sobre vacinação, argumentação e saúde. Ressaltamos, com esta análise, que o pathos é capaz de suscitar emoções no auditório e, portanto, promover a persuasão.

Biografia Autor

Carla Balan Rissato de Barros Carla, Universidade de Franca

Carla Balan Rissato de Barros é graduada em Letras – Português, Espanhol e Respectivas Literaturas - pela Universidade de Franca (2011). Possui Pós-Graduação em Língua Portuguesa, pelo Centro Universitário Barão de Mauá (2013) e licenciatura em Pedagogia, pela Universidade Metropolitana de Santos (2015). É Mestra em Letras, pela Universidade Federal do Triângulo Mineiro (2018). Atualmente, é Doutoranda em Linguística, pela Universidade de Franca, taxista CAPES (2022-2025) e leciona aulas de língua portuguesa em duas escolas (rede particular e pública de ensino). E-mail para contato: carlab_rissato@hotmail.com.

Referências

ABREU, A. S. A arte de argumentar: gerenciando razão e emoção. Cotia, SP: Ateliê Editorial, 1999.

ARISTÓTELES. Retórica. São Paulo: Edipro, 2011.

BARTHES, R. A retórica da imagem. In: _____. O óbvio e o obtuso. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1990. p. 27-41.

BEZERRA, A. C. M. Utilização de círculos de cultura sobre vacinas para promoção da educação em saúde dos adolescentes. 2018.

BRASIL, Ministério da Saúde. Manual de normas e procedimentos para vacinação. Brasília: Ministério da Saúde, 2014.

FARINA, M. Psicodinâmica das cores em comunicação. 2. ed. São Paulo: Edgard Blucher Ltda., 1986.

FERREIRA, L. A. Leitura e persuasão: princípios de análise retórica. São Paulo: Contexto, 2015.

FIGUEIREDO, M. F.; FERREIRA, F. A. (org.). Retórica e Multimodalidade: a composição visual em foco. Franca: Unifran, 2018. 400 p.

INSTITUTO BUTATAN. Queda nas taxas de vacinação no Brasil ameaça a saúde das crianças. 2022. Disponível em: https://butantan.gov.br/noticias/queda-nas-taxas-de-vacinacao-no-brasil-ameaca-a-saude-das-criancas. Acesso em: 05 jul. 2022.

INSTITUTO BUTATAN. Imunização, uma descoberta da ciência que vem salvando vidas desde o século XVIII. 2021. Disponível em: https://butantan.gov.br/noticias/imunizacao-uma-descoberta-da-ciencia-que-vem-salvando-vidas-desde-o-seculo-xviii. Acesso em: 25 maio 2022.

PERELMAN, C.; OLBRECHTS-TYTECA, L. Tratado da argumentação: a nova retórica. São Paulo: Martins Fontes, 1996.

PICPICDEAMOR. Você sabe tudo sobre o Sarampo?. Ribeirão Preto, 10 de maio de 2022. Instagram: @picpicdeamor. Disponível em: https://www.instagram.com/p/CdYaV0nu2rg/?igshid=YmMyMTA2M2Y=. Acesso em 21 out. 2022.

POR que o sarampo voltou? 2020. Disponível em: https://g1.globo.com/bemestar/blog/ana-escobar/post/2020/01/01/por-que-o-sarampo-voltou.ghtml. Acesso em: 30 jun. 2022.

REBOUL, O. Introdução à Retórica. São Paulo: Martins Fontes, 1998.

Downloads

Publicado

2023-10-03

Edição

Secção

Artigos