Vídeo nas Aldeias, autoetnografia e as raízes antropológicas no cinema
Resumo
No ano de 1922, o antropólogo anglo-polonês Bronislaw Malinowski, publicou a obra Argonautas do Pacífico Ocidental. Esse livro é considerado pela antropologia uma das primeiras etnografias, utilizando também a fotografia como um artifício etnográfico. Nas proximidades da comemoração do centenário dessa publicação, que ainda impacta sobremaneira os percursos etnográficos, nos deparamos com o livro de Juliano José de Araújo, Cineastas indígenas, documentário e autoetnografia: um estudo do projeto Vídeo nas Aldeias. Ao tratar da trajetória e das contribuições estéticas, éticas e políticas dessa iniciativa audiovisual fundada em 1986 e conduzida pelo indigenista e documentarista Vicent Carelli, em colaboração com diversos realizadores e inúmeros indígenas de 37 etnias, o autor colabora para a continuidade dos debates sobre o procedimento do conhecimento do “outro” e também do filme de não-ficção de modo mais amplo.
Downloads
Publicado
Edição
Secção
Licença
A DOC On-line adota uma Licença Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional que permite a partilha do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial na DOC On-line, ou seja:
1) Ao submeter um artigo, os autores cedem os seus direitos de primeira publicação à revista DOC On-line.
2) Após publicação na DOC On-line, os autores poderão re-publicar o seu trabalho, online ou em versão impressa, devendo mencionar a publicação original na revista DOC On-line.