Ensino de documentário em aulas de campo

Autores

  • João de Lima Gomes Universidade Federal da Paraíba
  • Hélder Paulo Cordeiro da Nóbrega Universidade Federal da Paraíba (UFPB), Centro de Comunicação Turismo e Artes (CCTA), Programa Associado de Pós-Graduação em Artes Visuais (PPGAV) UFPB/UFPE. 58051-900, João Pessoa, Brasil

Palavras-chave:

Aruanda, aula de campo, Eduardo Coutinho, Elizabeth Teixeira, ensino do documentário, Linduarte Noronha

Resumo

Este artigo discute duas experiências de aulas de campo, compreendidas
como uma metodologia eficaz para o ensino do documentário; uma no contexto da graduação e a outra na pós-graduação. Através da aproximação cinema e memória de personagens e fisiografias diversas, verifica-se a importância dessa práxis para aaprendizagem do cinema documentário a partir dos contextos socioculturais dos quais emergem.

Biografia Autor

João de Lima Gomes, Universidade Federal da Paraíba

Cinema e Audiovisual 

Departamento de Comunicação 

 

Referências

Agamben, G. (2009). O que é o Contemporâneo? e outros ensaios. Chapecó: Argos.

Albuquerque Júnior, D. (2011). A invenção do Nordeste e outras artes. São Paulo: Cortez.

Amorim, L. & Falcone, F. (2013). Cinema e memória: o super-8 na Paraíba nos anos 1970 e 1980. João Pessoa: Editora da UFPB.

Araujo, J. & Marie, M. (2016). Varan: um mundo visível. Belo Horizonte: Balafon.

Archer, M. (2008). Arte Contemporânea: uma história concisa. São Paulo: Martins Fontes.

Ayala, M.&Duarte, E. (1997). Múltiplo Mário: Ensaios. João Pessoa: Editora universitária UFPB.

Benjamin,W. (1994). Magia e técnica, arte e política: ensaios sobre literatura e história da cultura. São Paulo: Brasiliense.

Bernardet, J. (2003). Cineasta e imagens do povo. São Paulo: Companhia das Letras.

Braga, J.; Miège, B. & Rodrigues, A. (1985). Textos de cultura e comunicação. Salvador: Departamento e Programa de Pós-Graduação da UFBA.

Brandão, C. (1981). Pesquisa participante. São Paulo: Editora Brasiliense.

Coutinho, E. (1984). Sinopse de Cabra marcado para morrer. Brasil: Cinemateca brasileira. Disponível em: http://bases.cinemateca.gov.br/cgi-bin

/wxis.exe/iah/?sisScript=iah/iah.xis&base=FILMOGRAFIA&lang=p&

nextAction=lnk&exprSearch=ID=025150&format=detailed.pft. Acesso 02 jan. 2020.

Duran, M. (2000). A fotografia em campo. Revista Palmares, (5): 200-210. Brasília.

Gomes, J. (2014). Terra distante. João Pessoa: Editora da UFPB.

Halbwachs, M. (1990). A memória coletiva. São Paulo: Edições Vértice/Editora Revista dos Tribunais Ltda.

Nichols, B. (2011). Introdução ao documentário. Campinas, SP: Papirus.

Pereira, R. (2019). Cultura disciplinar e epistemes: representações na escrita acadêmica. João Pessoa: Ideia.

Salles, C. (2008). Crítica Genética: Fundamento dos estudos genéticos sobre o processo de criação artística. São Paulo: Educ, Editora da PUC de São Paulo.

Projeto pedagógico do curso de cinema e audiovisual da UFPB. (2011). João Pessoa: UFPB.

Zamboni, S. (2006). A pesquisa em arte: um paralelo entre arte e ciência. Campinas: Autores Associados.

Aruanda (1960), de Linduarte Noronha. Disponível em: www.youtube.com/watch?v=9uATt–ua0Y, acesso em 02 jan. 2020.

A Feira (1966), de Machado Bittencourt. Fonte: acervo videográfico do NUDOC-UFPB.

Cabra marcado para morrer (1964-1984), de Eduardo Coutinho. Disponível em: www.youtube.com/watch?v=HGSRLIs8BGw, acesso em 02 jan. 2020.

Chico Antonio, o herói com caráter (1982), de Eduardo Escorel. Disponível em: www.youtube.com/watch?v=-Evo1q9OY8U, acesso em 02 jan. 2020.

Cinema Inacabado (1981), de Alex Santos e Machado Bittencourt. Fonte: acervo videográfico do NUDOC-UFPB.

Contraponto sem música (1966), de Paulo Melo. Fonte: acervo videográfico do NUDOC-UFPB.

Festa do Rosário em Pombal (1976), de Jurandy Moura. Disponível em: www.youtube.com/watch?v=WNhjXCXOoCg, acesso em 02 jan. 2020.

Menino de Engenho (1965), deWalter Lima Jr. Disponível em: www.youtube.com/watch?v=QY1q97gW_lM, acesso em 02 jan. 2020.

O Cajueiro Nordestino (1962), de Linduarte Noronha. Disponível em: www.youtube.com/watch?v=LOe6w4NfD0A, acesso em 02 jan. 2020.

O país de São Saruê (1979), de Vladimir Carvalho. Disponível em: www.youtube.com/watch?v=yBYHhBhr15U, acesso em 02 jan. 2020.

Os Romeiros da Guia (1962), de Vladimir Carvalho e João Ramiro Melo. Disponível em: www.youtube.com/watch?v=wQrmVKPlZAA, acesso em 02 jan. 2020.

Downloads

Publicado

2020-03-17