Viagem como formação: as afinidades eletivas do cinema documentário com a ciência folclórica (1964-1969)

Autores

  • Ana Caroline Matias Alencar Programa de Pós-Graduação em História Social da Cultura - Pontifícia Universidade Católica - Rio de Janeiro (PUC-Rio) http://orcid.org/0000-0002-0104-9581

Palavras-chave:

levantamento cinematográfico de expressões folclóricas argentinas, viagem de formação, autopsia, Augusto Raúl Cortazar, Jorge Prelorán, Hermógenes Cayo (Imaginero)

Resumo

O objetivo principal deste artigo é o de explorar os diálogos intelectuais entre o cineasta Jorge Prelorán e o folclorólogo Augusto Raúl Cortazar, algo que procurarei realizar por meio dos escritos dos dois autores. Neste sentido, o deslinde desses escritos será orientado pela questão de como ambos teriam mobilizado em suas respectivas “obras de formação” o tópico da viagem como procedimento metodológico e narrativo.

Biografia Autor

Ana Caroline Matias Alencar, Programa de Pós-Graduação em História Social da Cultura - Pontifícia Universidade Católica - Rio de Janeiro (PUC-Rio)

Doutoranda pelo Programa de Pós-Graduação em História Social da Cultura (PUC-Rio). Mestre pelo Programa de Pós-Graduação em História da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (PPGH-Unirio). Graduada pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Desenvolve atualmente uma pesquisa sobre os documentários realizados pelo cineasta argentino Jorge Prelorán como integrante do projeto "Relevamiento de Expresiones Folklóricas Argentinas" (1965-1969), buscando, a partir destes filmes, lastrear a reinterpretação feita pelo cineasta de tópicas, temas, procedimentos discursivos e recursos narrativos presentes nas obras de intelectuais argentinos que o precederam.

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Publicado

2020-03-17