O vaqueiro como personagem no documentário brasileiro: do caráter pedagógico à construção de uma memória do deslocamento
Palavras-chave:
documentário, personagem, caráter pedagógico, memória, música, cantoResumo
Por meio do personagem vaqueiro nos documentários O homem de couro (Paulo Gil Soares, 1969-70) e Aboio (Marília Rocha, 2005), este texto investiga como a voz, especialmente o canto do aboio, é trabalhada em cada um desses filmes. Para isso, a análise se concentrará nos depoimentos de alguns personagens, além da investigação de como se dá o uso da música, seja diegética ou extra-diegética, bem como a articulação entre performance e memória que encontra no canto uma importante
matéria-prima. Isso nos permite testar a hipótese de que em O homem de couro prevalece um tom informativo/pedagógico, enquanto em Aboio há a construção de uma memória que tem no deslocamento um aspecto cardeal.
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O homem de couro (1969), de Paulo Gil Soares. Cor, película, 20 minutos.
Aboio (2005), de Marília Rocha. Cor, digital, 71minutos.
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