La mirada antropológica de Nicolás Guillén Landrián: subalternidad y diferencia en sus primeros documentales
Palavras-chave:
cinema cubano, documentários de curta-metragem, Nicolás Guillén Landrián, antropologia, revolução, marginalidadeResumo
Este artigo aborda os primeiros documentários de Nicolás Guillén Landrián, de meados dos anos 1960 e interpretados como expressão do espírito de resistência e da pluralidade de alguns grupos marginais (a comunidade afro-cubana de Havana e as colónias de camponeses na zona leste da ilha) numa época em que os marcadores da diferença eram julgados uma ameaça para o discurso normalizador do castrismo. Nessas curtas-metragens, Guillén Landrián introduziu um olhar antropológico focado naqueles sujeitos sociais que o entusiasmo utópico do momento acabaria por excluir da meta-narrativa messiânica promovida pela Revolução.
Referências
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Filmografía:
Café con Leche (2003), de Manuel Zayas.
Coffea Arábiga (1968), de Nicolás Guillén Landrián.
Desde La Habana: ¡1969! Recordar (1969-1971), de Nicolás Guillén Landrián.
En un barrio viejo (1963), de Nicolás Guillén Landrián.
Inside Downtown (2001), de Nicolás Guillén Landrián.
Los del baile (1965), de Nicolás Guillén Landrián.
Ociel del Toa (1965), de Nicolás Guillén Landrián.
Reportaje (1966), de Nicolás Guillén Landrián.
Retornar a Baracoa (1966), de Nicolás Guillén Landrián.
Taller de Línea y 18 (1971), de Nicolás Guillén Landrián.
Un festival (1963), de Nicolás Guillén Landrián.
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