Cosmopolíticas e cosmopoéticas do contato

Autores

Palavras-chave:

documentário, história, contato

Resumo

Se o estudo do que Clarisse denomina filmes de contato depende de uma compreensão histórica do que está em jogo em cada uma das obras abordadas, sua análise de Os últimos isolados (Adrian Cowell, 1967-1999), Corumbiara (Vincent Carelli, 1986-2009) e Os Arara (Andrea Tonacci, 1980-) busca pensar a relação entre culturas como experiência aberta à ressignificação e à reconstrução sensível.

Biografia Autor

Marcelo R. S. Ribeiro, Universidade Federal da Bahia.

Universidade Federal da Bahia. Faculdade de Comunicação Departamento de Comunicação.

Referências

Alvarenga, Clarisse. 2017. Da cena do contato ao inacabamento da história: Os últimos isolados (1967-1999), Corumbiara (1986-2009) e Os Arara (1980-). Salvador: EDUFBA.

Avellar, J. C. (1995). A ponte clandestina: Birri, Glauber, Solanas, García Espinosa, Sanjinés, Alea: teorias de cinema na América Latina. São Paulo; Rio de Janeiro: Edusp; Editora 34.

Comolli, J.-L. (2008). Ver e poder - A inocência perdida: cinema, televisão, ficção, documentário. (C. Guimarães & R. Caixeta, Orgs., A. de Tugny, O. Teixeira, & R. Caixeta, Trads.). Belo Horizonte: Editora UFMG.

Didi-Huberman, G. (2015). Diante do tempo - História da arte e anacronismo das imagens. (V. Casa Nova e M. Arbex, Trads.). Belo Horizonte: Editora UFMG.

Ribeiro, Marcelo R. S. (no prelo). Do inimaginável. Goiânia: Editora da UFG.

Tacca, Fernando de. (2001). A imagética da Comissão Rondon. Campinas, SP: Papirus.

Downloads

Publicado

2018-09-28

Edição

Secção

LEITURAS | Lecturas | Readings | Comptes-rendus