Dissonâncias entre Nelson Freire e o documentário musical brasileiro convencional

Autores

  • Guilherme Gustav Stolzel Amaral Mestre em Imagem e Som pela UFSCar. Centro de Educação e Ciências Humanas. Departamento de Artes e Comunicação. 676, São Carlos
  • Paula Gomes Doutoranda do curso de pós-graduação em Multimeios da UNI- CAMP. Instituto de Artes. Departamento de Cinema. 6159, Campinas

Resumo

O crescente interesse do documentário brasileiro pela música produziu dezenas de filmes, dos quais, uma parcela significativa trata de reconstruir a trajetória de emblemáticos personagens da música brasileira. Esses documentários – que resgatam memórias e fatos relacionados aos personagens retratados – constituem uma tendência dentro do documentário musical brasileiro con- temporâneo, a qual intitulamos de biografia convencional, caracterizada pela linearidade discursiva, que seleciona certos acontecimentos significativos e estabelece entre eles conexões que lhes conferem coerência. Parece-nos que a principal preocupação dos filmes alinhados a esta tendência é a de extrair uma lógica dos múltiplos acontecimentos que compõem a trajetória de um artista, de modo a construir uma narrativa que busca dar a essa trajetória uma unidade coerente.

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Publicado

2018-03-30

Edição

Secção

ANÁLISE E CRÍTICA DE FILMES | Análisis y crítica de películas | Analysis and film review | Analyse et critique de films