Documentário no feminino
Resumo
"A voz como estratégia narrativa no cinema experimental: Sintonias entre a teoria feminista do cinema e as vanguardas artísticas", de Gustavo Soranz é o artigo que inicia o Dossier Temático da DOC On-line sob a temática Docu- mentário no feminino. Nesse artigo são ressaltadas práticas fílmicas experi- mentais pelas quais fica claro que teoria e prática são indissociáveis, no caso, teoria feminista e cinema. Em "Parto humanizado, empoderamento feminino e combate à violência: uma análise do documentário O renascimento do parto", Ana Teresa Gotardo tem como objeto de estudo os discursos sobre o parto e o empoderamento da mulher. Em "Mulheres negras no audiovisual brasileiro", Cleonice Elias da Silva faz o ponto da situação a respeito do panorama da produção por parte de cineastas negras no cinema brasileiro, fazendo notar a ausência de uma diversidade de gênero e étnica. Em "A paixão segundo Carol Rama: o papel do documentário na compreensão da arte", de Paulo Celso da Silva e Miríam Cristina Carlos Silva dedicam a sua atenção à discussão da obra de Carol Rama "que ultrapassa os equívocos de avaliação atrelados à condição feminina".
Downloads
Publicado
Edição
Secção
Licença
A DOC On-line adota uma Licença Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional que permite a partilha do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial na DOC On-line, ou seja:
1) Ao submeter um artigo, os autores cedem os seus direitos de primeira publicação à revista DOC On-line.
2) Após publicação na DOC On-line, os autores poderão re-publicar o seu trabalho, online ou em versão impressa, devendo mencionar a publicação original na revista DOC On-line.