Sincronia afetiva: uma noção de ritmo formulada entre teoria e prática da montagem

Autores

  • Bruno Carboni Godecke Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul
  • Cristiane Freitas Gutfreind Pontificia Universidade Católica do Rio Grande do Sul

Resumo

O artigo propõe a noção de sincronia afetiva para interpretar a ambiguidade do termo “ritmo” na montagem cinematográfica, quando utilizado para expressar sensações subjetivas. A proposta parte de depoimentos de montadores (Berstein et al, 2022) e de reflexões teóricas de Mitry (1963b), Gumbrecht (2012) e Pearlman (2016). Utiliza-se como objeto de análise o documentário Sud (1999), de Chantal Akerman e as formulações da montadora Claire Atherton (2018). 

Biografias Autor

Bruno Carboni Godecke, Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul

Bruno Carboni é mestre em Comunicação Social pelo PPGCOM Graduação da PUCRS, onde desenvolveu uma pesquisa a respeito de cinema e alteridade e, atualmente, é doutorando no programa, com pesquisa direcionada a aspectos subjetivos da montagem cinematográfica. Na prática do audiovisual, desempenha funções nas áreas da edição, roteiro e direção. Foi montador de longas como Morro do céu de Gustavo Spolidoro (13ª Mostra de Cinema de Tiradentes) e Castanha de Davi Pretto (64º Festival de Berlim – seção Forum). Nos trabalhos como diretor, realizou o curta-metragem O teto sobre nós, que estreou na competição do 68º Festival de Locarno. Em 2022, estreou na direção de longa-metragem com o filme O Acidente, participando nacionalmente no Cineceará e Festival do Rio e, internacionalmente, no Tallinn Black Nights (Estônia), Festival de Turim (Itália), Festival de Beijing (China), entre outros.

Cristiane Freitas Gutfreind, Pontificia Universidade Católica do Rio Grande do Sul

Possui graduação em Sociologia e Política pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (1994), mestrado em Cultures et Comportements Sociaux – Université de Paris V (René Descartes, Sorbonne -1996) e doutorado em Sociologie – Université de Paris V (René Descartes, Sorbonne – 2001). Atualmente é professora titular da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul e membro da Comissão Científica da Escola de Comunicação, Artes e Design – Famecos. É bolsista produtividade do CNPq. Foi professora visitante na Université de Montpellier III (2007). Foi coordenadora do PPGCOM, membro da comissão coordenadora do PPGCom e coordenadora do departamento de Ciências da Comunicação da Famecos. Foi editora da Revista Famecos e da Revista E-Compós. Foi vice-presidente da Compós (2015-2017). Membro da AFECCAV (Association Française des Enseignants et des Chercheurs en Cinéma et Audiovisuel). É líder do grupo de pesquisa Cinema e Audiovisual: comunicação, estética e política (Kinepoliticom) e participa de outros grupos de pesquisa de áreas afins no CNPq. Tem experiência na área de Sociologia e Comunicação, com ênfase em Cinema, atuando principalmente nos seguintes temas: teorias do cinema e da imagem, estética, história e filosofia da comunicação. Possuí produção científica em português, francês, inglês e espanhol.

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Publicado

2025-09-30