Representações da Identidade Cultural Portuguesa em Terra Franca, de Leonor Teles
Resumo
O presente artigo propõe uma análise do filme/documentário Terra Franca (2018), de Leonor Teles, na perspectiva da identidade portuguesa contemporânea e das representações culturais de massa ao longo século XX. A metodologia utilizada é a qualitativa, com o recurso a material bibliográfico que fundamenta a presente proposta, justificada pela relevância do tema para a compreensão de questões históricas e contemporâneas no âmbito da inserção de elementos da cultura de massa na sociedade portuguesa. Assim, através de contextualização histórica e revisão bibliográfica, apresentarei as principais teorias que contribuem para o entendimento das questões apontadas. A seguir, apresentarei uma breve análise da obra, naquilo em que se comunica com as teorias referenciadas. Destaco, assim, o recurso a Coutinho (2013a; 2013b), Hall (2011), Penafria (2001), Seabra (2014) e Trindade (2020).
Downloads
Publicado
Edição
Secção
Licença
A DOC On-line adota uma Licença Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional que permite a partilha do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial na DOC On-line, ou seja:
1) Ao submeter um artigo, os autores cedem os seus direitos de primeira publicação à revista DOC On-line.
2) Após publicação na DOC On-line, os autores poderão re-publicar o seu trabalho, online ou em versão impressa, devendo mencionar a publicação original na revista DOC On-line.