Eduardo Coutinho et la création d’un « espace sonore » dans le documentaire
Resumo
Ao longo da sua carreira, Eduardo Coutinho colocou em prática um método de filmagem baseado na experimentação. Passando da ficção ao documentário, do cinema à televisão, o cineasta brasileiro construiu uma técnica de filmagem completamente híbrida, onde as influências de suas diferentes experiências profissionais se encontram. Neste artigo, vamos nos debruçar sobre o papel da palavra filmada nos documentários de Eduardo Coutinho. Nosso objetivo é entender a forma com que este verdadeiro « espaço sonoro » criado entre entrevistador e entrevistados coloca em evidência certos aspectos inerentes à diversidade cultural do Brasil – fato raramente observado em obras de outros cineastas brasileiros.
Palavras-chave: palavra filmada; espaço sonoro; entrevista; documentário.
Downloads
Publicado
Edição
Secção
Licença
A DOC On-line adota uma Licença Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional que permite a partilha do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial na DOC On-line, ou seja:
1) Ao submeter um artigo, os autores cedem os seus direitos de primeira publicação à revista DOC On-line.
2) Após publicação na DOC On-line, os autores poderão re-publicar o seu trabalho, online ou em versão impressa, devendo mencionar a publicação original na revista DOC On-line.