Eduardo Coutinho et la création d’un « espace sonore » dans le documentaire

Autores

  • Gustavo Coura Guimarães Universidade Sorbonne Nouvelle – Paris 3, Escola doutoral "Arts et Médias", Instituto de Pesquisa sobre Cinema e Audiovisual

Resumo

Ao longo da sua carreira, Eduardo Coutinho colocou em prática um método de filmagem baseado na experimentação. Passando da ficção ao documentário, do cinema à televisão, o cineasta brasileiro construiu uma técnica de filmagem completamente híbrida, onde as influências de suas diferentes experiências profissionais se encontram. Neste artigo, vamos nos debruçar sobre o papel da palavra filmada nos documentários de Eduardo Coutinho. Nosso objetivo é entender a forma com que este verdadeiro « espaço sonoro » criado entre entrevistador e entrevistados coloca em evidência certos aspectos inerentes à diversidade cultural do Brasil – fato raramente observado em obras de outros cineastas brasileiros.

Palavras-chave: palavra filmada; espaço sonoro; entrevista; documentário. 

Downloads

Publicado

2017-10-04

Edição

Secção

DOSSIER TEMÁTICO | Dossier temático | Thematic dossier | Dossier thématique