Recife falso: a construção do falso documentário no curta-metragem Recife frio
Resumo
Nos últimos dez anos, o documentarismo brasileiro passou por uma série de experimentações narrativas e estéticas que estabeleceram um diálogo com a ficção. Diversos filmes jogam com as fronteiras entre um gênero e outro. Mattos (2011) chama de “quarteto da desconfiança” quatro filmes representa- tivos desse gênero híbrido: Jogo de cena (2007), de Eduardo Coutinho, Santiago (2008), de João Moreira Salles, Juízo (2008), de Maria Augusta Ramos e Serras da desordem (2008), de Andrea Tonacci. Segundo Mattos (ibid.): “o cinema de não-ficção se reinventou, beneficiou-se das tecnologias digitais e passou a absorver projetos antes direcionados ao cinema experimental, ao ensaio cinematográfico e à videoarte.”
Downloads
Publicado
Edição
Secção
Licença
A DOC On-line adota uma Licença Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional que permite a partilha do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial na DOC On-line, ou seja:
1) Ao submeter um artigo, os autores cedem os seus direitos de primeira publicação à revista DOC On-line.
2) Após publicação na DOC On-line, os autores poderão re-publicar o seu trabalho, online ou em versão impressa, devendo mencionar a publicação original na revista DOC On-line.