Aspectos etnográficos na obra documental de António Campos

Autores

  • José Francisco Serafim Universidade Federal da Bahia, Brasil

Palavras-chave:

documentary, ethnography, Antonio Campos, fishing.

Resumo

O objetivo deste texto é contextualizar a obra documental de António Campos do ponto de vista de sua relação com a etnografia, observa-se, após análise dos documentários do realizador, aspectos que os aproximam do cinema etnográfico. Buscou-se como obra exemplar desta proposta a análise do documentário A almadraba atuneira realizado em 1961, que apresenta as diversas etapas da pesca do atum em uma ilha no sul de Portugal.

Biografia Autor

José Francisco Serafim, Universidade Federal da Bahia, Brasil

Professor associado na Faculdade de Comunicação da Universidade Federal da Bahia. Pesquisador no Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Cultura Contemporâneas. Pesquisador do Centro de Estudos das Migrações e das Relações Interculturais da Univerisade Aberta de Lisboa.

Referências

Costa, C. A. (2012). Camponeses do Cinema: a Representação da Cultura Popular no Cinema Português entre 1960 e 1970. Lisboa: Universidade Nova de Lisboa.

Francisco, R. (s/d). António Campos- Lugares Perdidos, Vanguardas Estéticas no Cinema, Viseu: Cine Clube de Viseu. (https://docplayer.com.br/67033403-Antonio-campos-lugares-perdidos.html, acesso em 10 de agosto de 2022).

Madeira, M.J. (org.) (2000) António Campos. Lisboa: Cinemateca Portuguesa.

Odin, R. (2000). De la Fiction. Bruxelles: De Boeck Université.

Penafria, M. (2006). O Documentarismo do Cinema. Uma reflexão sobre o filme Documentário. Covilhã: Tese de Doutorado, Universidade da Beira Interior.

Penafria, M. (2009). O Paradigma do Documentário. António Campos, Cineasta. Covilhã: Livros LABCOM.

Vitorino, F. (2022). Cinemateca edita DVD com filmes de António Campos, um cinema sem rugas. 7 Margens (https://setemargens.com/cinemateca-edita-dvd-de-antonio-campos-um-cinema-sem-rugas/, acesso em 14 de agosto de 2022).

Downloads

Publicado

2022-09-30